Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Arranca operação de remoção navio Deimos encalhado no porto Vale dos Cavaleiros 

O Ministério do Mar anunciou, em uma publicação na sua página no facebook, o arranque ontem, 13 de maio, da operação de remoção dos salvados do acidente da embarcação “Deimos” e a remoção do referido navio, encalhado no porto Vale dos Cavaleiros, ilha do Fogo, em novembro de 2020.

De acordo com a nota, aquando da sua primeira visita à ilha do Fogo, em 2022, e enquanto tutela do sector do sector do mar, o Ministro Abraão Vicente, reforçou o compromisso das autoridades marítimas para com a remoção de Deimos do porto, processo cuja primeira fase iniciou este sábado.

Publicidade

Nesta primeira fase, prossegue, serão retirados os materiais poluentes e as cargas que permaneciam no cais do Porto de Vale dos Cavaleiros, seguindo-se a remoção dos remanescentes materiais potencialmente poluentes que ainda permanecem no navio Deimos. 

Terminada esta fase, prosseguir-se-á com a remoção do navio e  descarte dos destroços, acrescenta, realçando que os trabalhos foram autorizados pelo Ministério do Mar, através do Instituto Marítimo e Portuário, instituição responsável pela fiscalização da execução desta operação, em parceria com outras entidades nacionais do sector marítimo e portuário. 

Publicidade

Em jeito de remate, diz ainda que toda a operação é e será executada por uma empresa local, sob a coordenação de uma empresa consultora internacional que representa as seguradoras.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo