Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Ministério da Saúde e PNUD/UNFPA/UNICEF assinam plano para consolidar defesa da saúde materno‐infantil e do adolescente em 2026

O Ministério da Saúde e o escritório conjunto do PNUD/UNFPA/UNICEF assinam amanhã o Plano de Trabalho Anual 2026, um instrumento de gestão programático concebido para suportar a implementação das atividades programadas no sector da saúde em Cabo Verde, direcionados para os segmentos materno-infantil e adolescente. Orçado em 770 mil dólares, e suportado por fundo da UNFPA e UNICEF, o plano vai permitir a dinamização de ações com foco em vacinação, nutrição, saúde mental, prevenção de doenças evitáveis e eliminação da transmissão vertical do VIH/Sífilis. Mas também campanhas de promoção da saúde, comunicação de risco e engajamento comunitário.

Publicidade

“Apesar dos avanços, persistem desafios de equidade que exigem microplaneamento, busca activa, serviços amigos dos adolescentes e colaboração contínua com a sociedade civil, assegurando que ninguém fique para trás”, acentua o Ministério da Saúde.

O Plano de Trabalho Anual visa o financiamento e gestão alternativos para garantir sustentabilidade e eficiência dos programas de saúde, com foco na diversificação das fontes de financiamento e gestão orientada por resultados. Outra meta passa pela consolidação dos planos de vacinação, saúde mental e nutrição, com foco na promoção da saúde mental, prevenção das doenças evitáveis e transmissão do VIH e Sífilis de mãe para filho (PTV) e doenças não transmissíveis.

Publicidade

O documento prevê ainda o reforço da saúde e dos direitos sexuais, em colaboração com a sociedade civil, para prevenção da violência com base no género, incluindo a mutilação genital feminina (MGF), e promoção da inclusão e equidade. O fortalecimento de pesquisa e investigação e preparação/respostas resilientes às emergências sanitárias (epidemias e pandemias) estão também contemplados nos objectivos.

A cerimónia acontece no Ministério da Saúde e será copresidida pelo ministro Jorge Figueiredo e David Matern, representante do escritório conjunto do PNUD/UNFPA/UNICEF.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo