Atualidade

Ministério da Educação confirma início do segundo trimestre amanhã

O Ministério da Educação mantém o início das aulas do segundo trimestre lectivo amanhã, 06 de janeiro, em todo o território nacional, apesar do aumento exponencial dos casos positivos de Covid-19 devido a presença da Ómicron. Afirma que, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, tem criado as condições para que os alunos passam ter aulas com a máxima segurança e tranquilidade.

Estão desfeitas as dúvidas. Em nota, a tutela da Educação avisa aos pais, encarregados e comunidade educativa que o arranque do trimestre será amanhã, conforme o calendário escolar do ano lectivo 2021/2022. “Tendo em conta o aumento de casos da covid-19 a nível nacional, a Direção Nacional de Educação já emitiu novas orientações a todas as delegações do Ministério da Educação no sentido de reforçarem as medidas de prevenção contra a covid-19 nas escolas, para que a retoma das atividades letivas seja em condições de segurança para toda a comunidade educativa”, assevera.

O Ministério da Educação alega que o combate a esta pandemia só será eficaz se todos colaborarem, pelo que apela aos alunos, pais, encarregados de educação e à toda a comunidade educativa no sentido de aderirem em massa à campanha de vacinação e cumprirem as medidas sanitárias definidas pelo Governo.

Apesar de todas as garantias, alguns pais mostram-se cautelosos porquanto, afirmam, a situação pandémica está fora de controlo e as crianças, sobretudo as mais pequenas, não conseguem seguir as regras. “É uma situação complicada para nós. Tenho um filho de 7 anos que não entende ainda que não pode abraçar e nem brincar com os colegas no intervalo. Deveriam aguardar pelo menos mais alguns dias e reiniciar o trimestre na segunda-feira”, lamenta uma mãe, que afirma que, se não fosse uma exigência do Ministério da Educação, deixaria o filho em casa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo