Atualidade

ME e Sindicatos aplaudem resolução de pendências na Educação

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, está reunido com representantes do Siprofis- Sindicatos dos Professores de Santiago e Sindprof- Sindicato Democrático dos Professores, depois do encontro de ontem com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep). Vão analisar, de entre outros, a questão dos recursos humanos no sector. Ontem, no término do primeiro encontro, as partes congratularam com a resolução de algumas pendências ao longo deste mandato, tendo Cruz reforçando a disponibilidade para continuar o diálogo, tendo em conta que ainda há questões por resolver.

Depois de anos de reivindicações, com algumas manifestações pelo meio, está finalmente estabelecido o diálogo entre o ME e os professores. Estes encontros, de acordo com Cruz, estão a ser promovido, pelo ministério que tutela para se apresentar os dados da resolução de pendências e a situação laboral dos docentes, nomeadamente o esforço desenvolvido pelo Governo para resolver a maioria dos problemas herdadas da legislatura anterior.

Este cita como exemplo as reclassificações, progressões, atribuição de subsídios por redução de carga horaria e nomeação definitiva no quadro do Ministério da Educação que, afirma o governante, beneficiaram mais de seis mil professores, num incremento orçamental de cerca de 800 mil contos. “O Governo da IX Legislatura cumpriu os compromissos assumidos com a classe docente, trabalhando na construção de novas convergências com todos os sindicatos que representam os professores, através de diálogo e com a integração de novas abordagens que visam garantir os direitos adquiridos e valorizar a carreira dos docentes cabo-verdianos”, garantiu.

Já o Sindep congratulou com esta iniciativa do Governo em procurar “soluções convergentes” para resolver as pendências dos docentes, mostrando a total abertura e disponibilidade em continuar a dialogar em prol da classe docente. É que, não obstante a resolução de parte dos problemas, prevalecem ainda algumas pendencias, pelo que é necessário manter o canal aberto para regularizar a gestão da carreira dos professores.

Cruz está hoje reunido com representantes dos sindicatos dos Professores de Santiago (Siprofis) e Democrático dos Professores (Sindprof).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo