O Director Nacional da Saúde esclareceu esta tarde que, quando fez referência a tentativas de entrada de pessoas infectadas por Covid-19 em S. Vicente, estava a falar num contexto que visava elogiar o trabalho dos profissionais da saúde no país, em particular os de S. Vicente. Artur Correia lembrou que, apesar dos cuidados, vários casos positivos chegaram à ilha do Monte Cara, umas por razões de saúde e outras relacionadas com viagens de tripulantes, mas que foram prontamente detectados.
Correia salientou esta posição na conferência de imprensa de hoje, dia em que os laboratórios de virologia encontraram mais 47 casos de Covid-19 em Cabo Verde em 396 amostras, um dos quais na ilha de S. Vicente. Conforme o DNS, o caso de S. Vicente refere-se a um doente evacuado da Ribeira Grande de Santo Antão, mas cuja infecção foi descoberta na cidade do Mindelo depois de um teste PCR. A pessoa encontra-se isolada e há neste momento mais dois doentes em acompanhamento no HBS, um deles ventilado.
Dos 47 novos infectados, 31 são do concelho da Praia e 15 da ilha do Sal. Foram efectuados outros 50 testes dos diversos concelhos de Santiago, mas nenhum deles acusou positivo. Por outro lado, 7 amostras do Fogo também deram resultados negativos.
O Ministério da Saúde informa que 58 pacientes receberam alta na Ribeira Grande de Santiago e que Cabo Verde passa a contabilizar 2.807 recuperados. O país já atingiu 3.745 casos de Covid-19 acumulados.