Pub.
Pub.
Atualidade

Líder da UCID sofre ameaça de morte e vai apresentar queixa em CV e PT

O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática já accionou o seu advogado e vai apresentar queixa nos tribunais em Cabo Verde e em Portugal, na sequência de uma ameaça de morte feita nas redes sociais. António Monteiro, que também tem vindo a ser insultado desde que se posicionou ao lado de Amadeu Oliveira na sua luta por mais justiça em Cabo Verde, confirma que já identificou pelo menos o autor da ameaça.

Ao Mindelinsite, o líder da UCID confirmou que recebeu uma ameaça clara no seu Facebook de uma pessoa que, aparentemente, “não tem nada para fazer”. “Na forma que a pessoa em causa falou, percebe-se que ela não está a brincar. Mas ninguém me vai intimidar”, afirmou António Monteiro, realçando que a ameaça e os insultos surgiram na sequência do seu envolvimento no caso “Amadeu”. “As pessoas alegam que estou a tentar tirar proveito político deste caso, mas não me preocupo com isso. Cada um pensa como quiser. Não vejo que tipo de aproveitamento posso tirar deste caso. Pelo contrário, penso que posso ter prejuízo porque temos uma franja da sociedade que entende que a Política e a Justiça são lados antagónicas.”

Publicidade

Monteiro deixa claro que não é esta a perceção que tem, seja enquanto cidadão ou político. “A Justiça e a Política são dois sectores ou poderes autónomos, mas complementares. Não podem estar cada um fechado dentro do seu casulo hermético onde ninguém os pode criticar ou apontar. Estou na política e uma das questões que nos preocupa é a justiça no verdadeiro sentido, justiça social. Se não, eu não estaria na política”, assegura, acrescentando que, neste sentido, as críticas não lhe preocupam.

Não obstante esta postura mais relaxada, o presidente da UCID decidiu apresentar uma queixa em Cabo Verde e Portugal, tendo em conta que, em princípio, a ameaça partiu daquele país. “A ameaça foi feita por uma pessoa que se identifica como ´Lu Mary Pinto`. Vou apresentar a queixa para que as autoridades possam investigar, e logo se vê. Já em relação aos insultos, pretende não me afectam em nada. Sei de onde vem e em que âmbito e não me preocupam”, reforça, mostrando-se particularmente tranquilo até porque, diz, está nesta luta por uma melhor justiça há anos. “O problema é que estamos próximo da campanha e algumas pessoas querem fazer a sua justiça ou agradar os patrões ou hostes do seu partido, mas não me incomodam.

Publicidade

Na publicação, Lu Mary Pinto apelida Monteiro de um “grande mentiroso, aldrabão, falso e palhaço”. Diz ainda que, enquanto político, este não trouxe nada de positivo para Cabo Verde, a não ser criticar. “Tudo obra que for feito ne Cabo Verde olib ta bem critica. O pior e kbo ta ganha 350 contos na custa d´povo e txeu arrogância. Abo e pior político que CV já conhece na tud se história. E basta oiá caso de Amadeu Oliveira manera kbo proveitá e proveita para faze bo campanha. Kes assassinos na CV meste e iliminob”, escreve.

Mas este ataque feroz desta internauta mereceu igualmente respostas fortes de pessoas que dizem que, os que insultam, é porque lhes faltam argumentos. “Onde os ignorantes falam, a inteligência, o bom senso e o sentido de Justiça não dão palpites”, frisam. Já Monteiro diz não saber se SV tem assassinos. No entanto, caso tiver e ela for a mandante, então tem de responder perante o tribunal e identificar os referidos assassinos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo