Pub.
Pub.
Atualidade

Lançada petição online nos EUA de solidariedade com Amadeu Oliveira

Foi ontem à noite lançada nos Estados Unidos, na plataforma change.org, uma petição online de solidariedade com Amadeu Oliveira, que está a ser julgado na cidade da Praia por criticar a justiça, mais precisamente os juízes do Supremo Tribunal de Justiça. A iniciativa é da emigrante cabo-verdiana Maria Tavares, que pretende com este abaixo-assinado pedir aos líderes internacionais para “financiar e proteger os defensores da Justiça”.

O texto da petição, que já soma quase 200 assinaturas, é simples e directo: “Nós, os defensores da justiça e cidadãos do mundo, conclamamos os líderes mundiais a cumprir sua promessa, feita nas Nações Unidas, de garantir que todas as pessoas tenham igual acesso à justiça. Somente financiando e protegendo os defensores da justiça de base podemos tornar a justiça, e não a injustiça, a norma. O momento é agora. É hora de inclinar a balança em direção a #JusticeForAll.”

Publicidade

Logo que foi publicada na plataforma, a petição começou a suscitar reações com alguns internautas a pedir a libertação de Amadeu Oliveira e outros a lembrar que o presente mais precioso que um ser humano pode ter é a liberdade e igualdade de justiça. Há quem também esteja a apelidar este advogado de “mártir” por causa da sua luta contra a corrupção na justiça. Outros alertam para o facto de ser “agora ou nunca” o apoio e envolvimento das pessoas, para que a justiça no país possa estar ao serviço do povo.

Para assinar esta petição basta clicar no link: https://www.change.org/p/lisa-helps-the-moment-of-the-arrest-of-lawyer-amadeu-oliveira-the-images-were-captured-by-the-leader?redirect=false

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo