Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Lançada ontem no Mindelo a 6ª edição da Cabo Verde Ocean Week

Foi lançada ontem no Mindelo a 6ª edição da Cabo Verde Ocean Week, evento anual realizado em São Vicente e que aborda o tema dos oceanos adaptado ao contexto sócio-económico e cultural, com impacto local, nacional e regional. Este ano, a CVOW vai decorrer de 12 a 17 de novembro, mas, em termos de programação, traz poucas novidades: conferências, blue talks, workshops, desportos náuticos, feira azul, blue food em Salamansa e open day para crianças.

De acordo com o Director Nacional de Políticas do Mar, o que se pretende com este certame é elevar a consciência sobre a essência dos oceanos, fomentar o dialogo e desenvolver estratégias para potenciar a sua relevância e criar uma cultura voltada para a preservação e conservação dos oceanos. Visa ainda, afirma, incentivar a exploração sustentável dos recursos marinhos nos oceanos. 

Publicidade

Esta edição da CVOW vai ser parte da proposta lançada pelas Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, ou seja, vamos levar em conta a mudança das marés como chave essencial para reverter a previsão catastrófica para 2050 de termos um oceano sem peixes. Acredito que a mudança de maré é possível com uma outra mentalidade, consciencialização e uma nova atitude perante as necessidades de preservação e de amarmos efectivamente o mar”, sublinhou Anísio Évora. 

Por isso, prossegue, a necessidade de se chamar as instituições, ongs, empresas, instituições públicas e privadas e a sociedade civil para a questão da co-responsabilização para a mudança que se quer para as marés e para Cabo Verde. Neste sentido, o Governo propõe como actividades a realização de conferências com a presença de personalidades e organismos internacionais e nacionais, que vão abordar temas relacionados com o mar. “Vamos fazer ainda um blue talks em que as instituições e empresas terão a oportunidade de falar dos seus objectivos, core business e projectos. Ainda: feira azul, workshops, blue food na Salamansa, Ocean Open Day, desportos náuticas e actividades culturais.”

Publicidade

Relativamente aos workshops, segundo Anísio Évora, vão desde agregação de valores aos produtos da pesca, reciclagem de resíduos de plásticos, vidros e outros materiais reutilizáveis, caso das redes de pesca. Está ainda programada uma gala onde os padrinhos do mar terão a possibilidade de apresentar as atividades desenvolvidas a nível da preservação dos oceanos, com possibilidade destes serem premiados com o “Selo Azul”, bem como intervenções nas cidades desde pintura que retratam as mudanças das marés, de entre muitos outras acções. 

 A grande novidade da programação da CVOW 2023, diz este responsável, é a possibilidade de se levar a “Ocean Open Day”, evento que abre a possibilidade dos estudantes do ensino pré-escolar ao universitário conhecerem a funcionalidade das empresas. Depois de estar restrito a S. Vicente, a organização pretende levar este evento para as ilhas. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo