Pub.
Pub.
AtualidadeB5

Laboratório de Virologia está a fazer 80 testes diários

O Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública na cidade da Praia está a realizar 80 testes ao covid-19 por dia, não obstante ter capacidade para realizar muitos mais, revelou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia. Mas em condições anormais, com as 181 amostras da Boa Vista, pode superar este número.

Segundo Artur Correia, as 181 amostras recolhidas aos funcionários que se encontravam em isolamento no hotel Riu Karamboa  antes de irem casa no último domingo, chegaram na cidade da Praia na tarde de segunda-feira. no entanto, dado a importância de se conhecer a sua situação, está-se a fazer um ‘forcing’ para que os resultados sejam conhecidos rapidamente. 

Publicidade

“As 181 amostras chegaram na tarde de segunda-feira e começaram imediatamente a serem analisadas. Os resultados serão conhecidos esta quarta-feira. Estamos a disponibilizar os resultados dos exames em um ou no máximo dois dias, enquanto que alguns países estão a demorar dois ou três dias para isso”, revelou o Director Nacional da Saúde.

Neste caso, para além das amostras da ilha das Dunas, o Laboratório de Virologia recebeu ainda 29 testes da ilha de Sāo Vicente, 30 da Boa Vista e ainda outros tantos de Santiago. De acordo com Correia, estes número representam uma enorme carga, o que demanda alguma organização.  

Publicidade

“Os técnicos de virologia têm feito um excelente trabalho, mas precisam de uma certa tranquilidade emocional para trabalharem não sob pressão para que os resultados possam ser os melhores possíveis, confiáveis e fiáveis e poderem nos servir na prevenção e controlo da doença“, finaliza.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Ainda não entendi porque razão dos testes não se terem descentralizados os testes para SV e SAL.

    Os ganhos de tempo e logísticos teriam sido imensos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo