“Kriola” sofre rasgo no casco após embater no porto da ilha do Maio
O navio Kriola sofreu um acidente no Porto Inglês, na ilha do Maio, que provocou uma rachadura no casco. Um vídeo mostra o momento em que o barco choca frontalmente com o cais quando estava a proceder a atracação.
O caso ocorreu anteontem, alegadamente devido a uma falha na máquina. “Foi um choque forte e o barco ficou ‘trancado’ no cais. Pensamos até que seria muito difícil resolver o problema, mas conseguiram fazer marcha-a-ré”, comenta fonte do Mindelinsite.
Esta adianta que o ministro Olavo Correia era um dos passageiros, mas não sabe dizer se estavam outras autoridades a bordo. “Apesar do acidente, o barco voltou para a cidade da Praia cheio de passageiros e com o ministro Olavo Correia”, acrescenta a referida fonte, assegurando que o catamarã está ainda no Porto da Praia.
Kriola saiu recentemente dos estaleiros navais da Cabnave e é um dos três navios constantes do novo acordo rubricado entre o Governo e a CVI para assegurar as ligações marítimas. As outras unidades são Chiquinho e Dona Tututa. O mais provável é que volte para os estaleiros da Cabnave, onde está neste momento o “irmão” Liberdadi em reparação. Aliás, as embarcações gémeas estavam na doca, tendo Kriola saído em primeiro lugar.
Conforme informações avançada à imprensa pelo ministro Abraão Vicente, no âmbito do acordo, Liberdadi será o backup em caso de avaria dos outros barcos, pelo que a grande questão é saber quantas unidades a CVI tem disponível para as viagens internas.
O Mindelinsite entrou em contacto com Carlos Dias, Director de Operações da CVI, que confirmou a ocorrência do acidente, mas negou responder a mais perguntas, alegando que precisaria de autorização superior para falar com a imprensa.