Jornalistas e militares sobrevoam Mindelo para conhecerem helicópteros envolvidos no exercício Granite Falco
Jornalistas do Mindelinsite e da TCV, militares e outros civis tiveram hoje a oportunidade de fazer um voo sobre a ilha de S. Vicente para, segundo o major Bradon Hunter, conhecerem os dois helicópteros HH-60 usados no exercício Granite Falco em curso na 1. Região Militar desde 18 de março. Cada helicóptero levou seis passageiros numa viagem de dez minutos, que sobrevoou fundamentalmente a Baía do Porto Grande e regressou pelo litoral à pista do Comando da Guarda Costeira, em S. Pedro.
O tempo estava muito ventoso, mas, conforme esse oficial da Guarda Costeira de New Hampshire, serviu como um desafio para os experientes pilotos norte-americanos. “É um vento constante, diferente daquele que estamos habituados a encontrar nas operações nas montanhas, mas os helicópteros são potentes e os pilotos estão bem treinados”, comentou Hunter.
Durante estes primeiros dias do exercício Granite Falco, que envolve 22 operacionais norte-americanos e 40 militares cabo-verdianos, já foram realizados voos de orientação com os helicópteros – que são similares aos usados em busca e salvamento no mar – e treinos virados para cuidados médicos básicos para soldados e civis. Os exercícios têm também envolvido os bombeiros municipais de S. Vicente.
“Os resultados têm sido excelentes até agora. Tem havido uma troca de experiência, com benefícios para ambas as partes”, considera Bradon Hunter, que agradeceu a oportunidade para estar em Cabo Verde com a sua unidade.
Granite Falco, um exercício militar de busca e salvamento conjunto entre a Guarda Costeira de Cabo Verde e a sua congénere de New Hampshire, começou no dia 18 de março e tem término agendado para 8 de abril. O treinamento acontece em duas fases: a primeira decorre de 18 a 26 de março e a segunda a partir desta última data até 8 de abril.
A parceria entre o Ministério da Defesa Nacional e a Guarda Costeira de New Hampshire começou há dois anos e a perspectiva é que continue a ser levada à prática, conforme o major Bradon Hunter. O ponto alto do programa será no dia 28 de março, com a presença em S. Vicente da ministra da Defesa e o Embaixador dos Estados Unidos da América.