Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Inaugurado o centro de Maternidade e Pediatria: “Símbolo da vida e do compromisso com a saúde das crianças e das mães”, diz gestora do HBS

O novo Centro de Maternidade e Pediatria do hospital central de S. Vicente foi ontem inaugurado, obra ofertada pela cooperação chinesa e que, nas palavras da administradora do HBS, representa o reforço do compromisso dos cuidados de saúde com as crianças, as mães e as famílias cabo-verdianas, em particular as residentes na região norte. Segundo Helena Rodrigues, o empreendimento, orçado em mais de 1.2 milhões de contos, é agora a estrutura de saúde mais moderna de Cabo Verde.

Mais do que um edifício, disse no seu discurso, é um símbolo da vida, um espaço preparado para possibilitar a prestação de serviços mais dignos e humanizados para os recém-nascidos e as mães. “… e comprometemo-nos a cuidar com profissionalismo e com alma”, assumiu a PCA do HBS, para quem o projecto é fruto de uma visão humanista, que coloca a mulher e as crianças no centro do cuidado.

Publicidade

A gestora lembrou ainda que em dezembro de 2023 foi lançada a primeira pedra para um novo futuro da saúde materno-infantil em Cabo Verde, futuro que, disse, começou ontem com a entrega formal desse edifício de 4 pisos, com capacidade para albergar 150 camas e que comporta uma série de serviços, como urgência pediátrica e obstétrica, cuidados intensivos neonatais e pediátricos, bloco operatório, sala de parto, ambulatório…

Por sua vez, o Primeiro-ministro reforçou que a nova Maternidade e Pediatria do Mindelo é o maior empreendimento no sector da saúde construído em C. Verde depois da independência. Salientou que se está perante um centro tecnologicamente avançado para servir mulheres, crianças, celebrar a vida e o futuro. “E quem cuida da criança, cuida do futuro.”

Publicidade

A obra, relembrou, é mais uma pedra colocada na cooperação entre os governos de Cabo Verde e da China, uma parceria que, nas palavras de Ulisses Correia e Silva, passou a ser estratégica. O chefe do Executivo deixou claro que gostaria de ver essa colaboração continuar a colocar a saúde no centro das atenções.

“Esta maternidade e pediatria representa um aumento substancial na capacidade de oferta de atenção hospitalar, mas também de atenção primária na saúde. E foca mais uma vez naquele segmento onde nós temos de fazer tudo para as mulheres e crianças”, considerou o PM, que enumerou outros investimentos em andamento no sector da saúde em S. Vicente, como o Centro Ambulatorial e o Centro de Saúde de Monte Sossego. Deixou clara a intenção do seu governo em trabalhar para diminuir a evacuação de doentes oncológicos e assegurou que dentro de dias será apresentado o projecto do novo Hospital Nacional de Cabo Verde, a ser edificado na Capital.

Publicidade

Tecnologicamente bem equipado, o edifício, construído numa área de 5768 m2, é mais uma demonstração da “viva parceria” entre China e Cabo Verde, nas palavras do embaixador Zhang Yang. Uma relação que, lembrou o representante da Doação Chinesa, vai celebrar os seus 50 anos de existência e que poderá ser aprofundada, em particular no domínio da saúde.

Segundo Zhang Yang, essa parceria será representada tanto pela equipa médica liderada pela especialista Mrs. Li, como pela expressão da medicina tradicional chinesa. Para o diplomata, os dois países devem trabalhar para redobrar os esforços e desenvolverem juntos um futuro próspero, baseado na estabilidade e resiliência de uma rica parceria, que vai completar 50 anos em 2026.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo