Atualidade

IEFP promete pagar subsídios em atraso esta quinta-feira

O Instituto de Emprego e Formação Profissional reconhece atrasos no pagamento dos subsídios referentes aos meses de setembro, outubro e novembro e promete regularizar as dívidas a partir desta quinta-feira, 23. Lamenta, no entanto, a falta de compreensão dos estagiários, num momento em que o mundo vive um contexto difícil.

Em um comunicado divulgado na sua página no Facebook, o IEFP assume que, em relação ao Subsídio do Programa de Estágio Profissional e Empresarial e pela segunda vez consecutiva, há um atraso no pagamento, sendo que desta vez os meses em referência são de setembro, outubro e novembro. “Estão a ser introduzidos todos os processos no sistema para efeitos de regularização e liquidação dos 3 meses em referência, sendo que os pagamentos começam a se efetivar a partir de hoje”, garante na referida nota, realçando ainda que, para além destes, os estagiários irão receber ainda o mês de dezembro que deveria ser pago entre os dias 5 e 10 de janeiro.

Ou seja, os estagiários vão receber, de uma só vez, um acumulado de quatro meses de subsídio, referente aos meses de setembro a dezembro, num total de 58 mil escudos. Este lamenta, no entanto, não ter havido compreensão por parte dos estagiários, num momento em que o mundo vive um contexto difícil e em que a instituição não pouco esforços na mobilização de recursos para o normal funcionamento dos projectos e programas de emprego.

Contudo, aproveita para informar que já estão reunidas todas as condições para que os projetos, inclusive o programa de estágio profissional e empresarial, decorram com toda normalidade e sem sobressaltos nos próximos cinco anos. Já relativamente aos formadores com honorários em atraso nos projectos de formação profissional, diz que está a fazer tudo para regularizar os pagamentos também neste mês de dezembro.

Ao todo, são cerca de 1500 estagiários profissionais em todo Cabo Verde com subsídios pendentes, dos quais mais de uma centena em São Vicente, segundo informações avançadas por um grupo que ontem manifestou na porta da delegação do Instituto do Emprego e Formação Profissional nesta ilha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo