Guarda Costeira distinguida com prémio em Lisboa
A Guarda Costeira de Cabo Verde recebeu ontem o prémio “Centro de Análise e Operação Marítima – Narcóticos (MAOC-N), numa cerimónia realizada num hotel em Lisboa. Este prémio, diz a instituição, é fruto da importância da parceria transatlântica com os sete países parceiros: França, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Estes países, de acordo com a Guarda Costeira, reconheceram a importância da parceria transatlântica com Cabo Verde e sua relevância é inequivocamente enaltecida quando, em Fevereiro de 2009, este se tornou um observador do centro, por sinal o único país não europeu a conquistar este status. “Com uma localização geográfica estratégica para as rotas transatlânticas utilizadas ara o tráfico internacional de drogas, Cabo Verde tem sido um parceiro particularmente importante do Centro, fornecendo apoio inestimável e constante em inúmeras operações e projectos desenvolvidos nos últimos anos em que o compromisso da Guarda Costeira representou um elemento-chave nesta luta contra os ilícitos na nossa sub-região”, justifica.
A nota prossegue dizendo que a GC de Cabo Verde foi essencial para os sucessos alcançados e seu apoio contínuo, disponibilidade e amizade com o Centro são considerados inigualáveis pelos seus parceiros. Um reconhecimento espelhado neste prémio que exalta a “excelente” contribuição para os esforços no apoio à luta contra o narcotráfico na Europa e no domínio marítimo do Atlântico.
CP