Grupo de 20 alunos termina hoje o Curso Avançado de Urbanismo Regenerativo em S. Vicente, realizado 4 meses após a tempestade Erin

Termina hoje na cidade do Mindelo o Curso Avançado de Urbanismo Regenerativo, concebido para actualizar as competências de profissionais envolvidos no planeamento urbano, ordenamento do território, construção civil, arquitetura, geografia humana e ação social. A formação, organizada pelo EIMAC – Instituto de Estudos da Macaronésia, acontece quatro meses após a passagem da tempestade Erin, que provocou uma ampla destruição por toda a ilha de S. Vicente, além de vítimas mortais, e que expôs as fragilidades estruturais do concelho em termos urbanísticos.
“A recente passagem do furacão Erin pela ilha de São Vicente expôs a necessidade de reforçar a resiliência territorial face a eventos climáticos de grande intensidade. A orografia acidentada de Cabo Verde, tal como a dos restantes arquipélagos da Macaronésia, aumenta a suscetibilidade a cheias rápidas e inundações e instabilidade dos solos, evidenciando a urgência de estratégias de planeamento que antecipem e mitiguem riscos naturais, protejam populações e salvaguardem infraestruturas essenciais”, acentua Fátima Monteiro, presidente da direção do IEMAC, em nota informativa remetida à nossa redação.
O curso, que conta com a parceria do IST-Lisboa e ISECMAR, envolve 20 anos, o número máximo de inscrições previsto, dos quais 7 arquitectos, 1 engenheiro e 12 finalistas e estagiários de arquitectura. O mesmo é dado presencialmente no ISECMAR por um grupo de docentes coordenados pelo professor Miguel Amado, catedrático e vice-Presidente do IST, que se deslocaram a São Vicente para o efeito. Serão ainda proferidas duas palestras online, uma pelo professor Manuel Pinheiro, também catedrático do IST, outra pelo professor José Pinto Duarte, catedrático da Pennsylvania State University, onde dirige o Center for Design Computing.
Com esta formação, segundo a referida nota, o IEMAC propõe-se uma vez mais ser um parceiro na busca de soluções cientificamente fundamentadas para alguns dos problemas complexos que Cabo Verde enfrenta.






