Governo vai adquirir mais 50.000 testes rápidos de Covid-19
O Governo está em processo de aquisição de aproximadamente 50.000 testes rápidos de Covid-19, que vai possibilitar o alargamento das análises. Neste momento, conforme informação avançada anteontem pela Presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública, o laboratório de virologia da Praia mantinha a capacidade para realizar mais 18.000 exames graças a oferta de reagentes pela Fundação Jack Ma. Com a chegada dos novos materiais, a expectativa é massificar os exames no país.
Segundo Ulisses Correia e Silva, a capacidade do laboratório em virologia e microbiologia será reforçada com investimentos em equipamentos e recursos humanos e será instalado um laboratório em S. Vicente, como dito, aliás, há alguns dias.
Até há dois dias, o laboratório do INSP tinha feito 1.911 análises, mas esse número não se restringe a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Parte dos testes foi feita no âmbito do controlo de qualidade interno e externo, retestagem das amostras e durante a formação de novos técnicos laboratoriais.
Dos 1911 teste realizado, quantos corresponde aos teste RÁPIDOS ,presumo q estão referir-se ao teste rápido de ANTICORPOS ,para avaliação da imunidade do infestado, suspeito ou contacto ,mm com PCR negativo (por ma’ qualidade na amostra ,baixa carga viral ou % falso negativo) e evidencia de risco epidemiológico. Segundo a OMS estes são aplicável entre outros ,ao pessoal da Saude , pelo q pergunto se foram feito aos profissionais do HBS , Medicenter e ao caso positivo de SV ? Quantos teste se fizeram ? Ahah o mm teste q confirmou a fonte do caso positivo em soncent após deus mês !!!!!!!!! Informação não disponibilizada espontaneamente pelo MS , q ficamos sabendo após jornalista perguntar !!!!