Pub.
Atualidade
Tendência

Governo revogou aumento salarial para os militares previsto para 2021

Pub.

Os militares já não vão ter aumento salarial em 2021, conforme previsto no  Decreto Regulamentar de 10 de março passado. É que um novo Decreto aprovado em Conselho de Ministro e promulgado pelo Presidente da República, revogou a alínea que previa o aumento salarial dos militantes em 2021, justificando esta medida com a “imprevisível situação causada pela pandemia da Covid-19”.

No Decreto-Regulamentar de 14 de dezembro, publicado na I Serie n.135 do Boletim Oficial, o Executivo alega que a necessidade de reestruturação da carreira militar, da sua dignificação e da criação de melhores condições de vida e trabalho, aprovou o Estatuto dos Militares. Na sequência, lê-se, foi estabelecida, mediante o Decreto-Regulamentar de 10 de março, “os valores do índice 100 da estrutura remuneratória dos militares, a serem materializados de forma faseada” entre 2020 e 2022. 

Publicidade

Porém, a situação causada pela pandemia da Covid-19, teve os seus impactos a nível da arrecadação de receitas do Estado, que durante 2020, ficaram muito aquém do previsto. Neste cenário, diz é impossível garantir o aumento para os valores definitos, pelo que torna-se imperiosa proceder a alteração do referido decreto, revogando o valor previsto para 2021. O Governo mantém, no entanto, o aumento para 2022.

Significa os salários dos militares que estão congelados desde 1997, ou seja há 23 anos, vão continuar inalterados.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo