Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Francisco Carvalho assume candidatura a líder do PAICV nas vésperas da reunião do Conselho Nacional

O reeleito presidente da Câmara da Praia anunciou ontem a sua candidatura à liderança do PAICV, partido vencedor das eleições autárquicas e que agendou para 4 e 5 de janeiro uma reunião do Conselho Nacional. O autarca Francisco Carvalho fez esse pronunciamento num post na sua conta do Facebook e apresenta como argumentos os anos de militância no partido, o trabalho desenvolvido como sociólogo e sobretudo a “grande experiência” adquirida enquanto Presidente da maior Câmara Municipal de Cabo Verde. Carvalho faz questão de realçar que foi reconduzido à função de autarca da Capital com mais de 25.000 votos e diz sentir-se na “obrigação” de fazer ainda mais pelo PAICV.

“Assim, coloco-me como candidato à presidência do PAICV por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos grandes ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro”, justifica Francisco Carvalho, que diz anunciar a sua candidatura neste momento obedecendo a um dever de consciência como cabo-verdiano e assumindo o seu compromisso com C. Verde e o seu partido.

Publicidade

“… particularmente neste momento, é essencial que o país conheça um novo futuro, em que as oportunidades sejam, verdadeiramente, partilhadas por todos, com acesso a mais rendimentos, com melhores oportunidades de emprego, com direito a mais saúde e melhor educação, e em que cada cabo-Verdiano se sinta como parte desta nossa nação, que é global”, reforça esse militante “tambarina”, que espera contar com o apoio de todos os que acreditam num PAICV forte, dinâmico e que represente o povo e o progresso do país.

Carvalho faz o anúncio às vésperas da reunião do Conselho Nacional, que vai marcar o Congresso do PAICV, encontro onde será eleito o líder do partido. Neste momento paira no ar a dúvida sobre a disponibilidade de Rui Semedo em apresentar a sua recandidatura a presidente do PAICV. Há um mês, não descartou esse cenário, mas, enfatizou, no âmbito de um “consenso construído”. Frisou que se enquadra dentro de uma solução que tenha um amplo apoio do partido e assegurou num encontro com jornalistas que seria precipitado da sua parte responder claramente se vai ou não disputar as próximas eleições internas antes da reunião do Conselho Nacional.

Publicidade

Se optar por entregar a rédea do partido, é quase seguro que Nuías Silva irá assumir a disputa. Isto porque o vice-Presidente do PAICV deixou claro em dezembro de 2024 – numa conferência de imprensa sobre o balanço da reunião da Comissão Política do partido – que só estaria disponível para concorrer a Presidente dessa força política se Rui Semedo optar por ficar de fora da corrida. Na sua opinião, Semedo deve ter o tempo necessário para reflectir e comunicar a sua posição sobre o assunto.

Logo, o cenário aponta para uma provável disputa entre Francisco Carvalho e Rui Semedo ou com Nuías Silva.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo