Financiado pela China, Centro de Maternidade e Pediatria do HBS será inaugurado hoje, 2 anos após primeira pedra

O Centro de Maternidade e Pediatria do hospital central de S. Vicente será inaugurado hoje à tarde pelo Primeiro-ministro, dois anos após o lançamento da primeira pedra da construção do edifício de 4 pisos, no dia 15 de dezembro de 2023. A cerimónia irá contar com a presença do Embaixador da China, país que financiou e construiu esse empreendimento orçado em 1.2 milhões de contos.
Em nota, o Governo salienta que a nova unidade hospitalar representa um marco no reforço do Sistema Nacional de Saúde, com impacto direto na saúde materno-infantil da região norte de Cabo Verde. Especifica que a infraestrutura, com mais de 5.550 m², integra quatro pisos e uma cave e tem capacidade para 125 camas, distribuídas por 10 serviços: Urgência de Maternidade, Urgência de Pediatria, Ambulatório, Pediatria, Internamento, Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal, Ginecologia e Obstetrícia e Bloco Operatório com 2 salas para cirurgias e Salas de Parto.
No que se refere à zona técnica, o prédio abarca uma cave, central de oxigénio, central de ar comprimido, posto de transformação e gerador de emergência. O Executivo sublinha que se trata de uma obra moderna, funcional e orientada para um atendimento mais humanizado e de qualidade para mulheres, crianças e famílias.
Estas valências irão propiciar, como disse a administradora do HBS no acto da colocação da primeira pedra, uma melhoria significativa do serviço de atendimento materno-infantil na região Norte, que alberga neste momento uma população estimada em 180 mil habitantes. Além disso, Helena Rebelo Rodrigues informou que a nova maternidade vai melhorar os indicadores da saúde nesse segmento, permitir a realização de partos assistidos pelo pai, ou outro acompanhante, e diminuir as taxas de evacuação interna e externa.
O centro materno-infantil é um projecto que nasce no quadro da oitava conferência ministerial do Fórum China-África e foi construído pela empresa estatal China Railway 14th Bureau Group, qualificada para construir ferrovias e outras infraestruturas complexas.