Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

FA vão ser equipadas com drones e militares capacitados para manobrar as aeronaves, anuncia ministra da Defesa

As Forças Armadas de Cabo Verde vão ser equipadas com drones e os militares capacitados para manobrar estas aeronaves não-tripuladas. Este anúncio foi feito na cidade do Mindelo pela ministra da Defesa Nacional no acto central da comemoração dos 58 anos das FA, que elencou esta decisão como uma das medidas voltadas para a inovação e o reforço da capacidade de vigilância da instituição castrense.

No seu discurso, Janine Lélis não avançou outras informações, como, por exemplo, a quantidade desses equipamentos e a data de chegada dos mesmos. Realçou, no entanto, que os novos desafios da defesa refletem as transformações no cenário global, onde ameaças tradicionais e emergentes coexistem, exigindo estratégias inovadoras e multidimensionais.

Publicidade

Segundo Janine Lélis, esses desafios vão para além da defesa militar convencional, abrangendo aspetos tecnológicos, ambientais, sociais e geopolíticos. “Na verdade, a defesa passou a incluir questões relacionadas com a segurança marítima necessária para garantir as cadeias de abastecimento mundial, o combate à pirataria, ao tráfico de pessoas, ciber-defesa e ajuda humanitária, respostas a desastres naturais diante das alterações climáticas, de entre outras”, frisou a ministra, acentuando que todas estas questões estão incluídas nas preocupações do Governo porque a economia do arquipélago depende grandemente do comércio marítimo e do turismo.

Prosseguindo, Lélis anunciou que estão sendo feito esforços para se dotar o país e a instituição castrense da Lei de Programação Militar, de um Conceito Estratégico Militar e do seu Dispositivo de Forças, instrumentos que, diz, são fundamentais para a questão da planificação e resposta.

Publicidade

A ministra sublinhou que as Forças Armadas estão a ser empoderadas e a estreitar os seus laços com a sociedade cabo-verdiana, promovendo e aumentando a confiança para que a sua missão seja compreendida e apoiada. “Precisamos garantir que a população se sinta parte do processo de segurança e defesa nacional, e isso é uma missão de todos”, enfatizou.

Segundo a mesma, tem havido “inúmeras ações” junto da sociedade civil promovidas pelas FA, mas existe a percepção de que a sociedade continua a exigir mais abertura, envolvimento e partilha da instituição, pelo que é preciso um engajamento massivo para se responder a essa demanda de forma positiva. É neste sentido que, conforme a ministra, está em curso o lançamento este ano de uma campanha voltada para o serviço militar obrigatório. Esta ação, diz, servirá para mostrar os benefícios da carreira militar, promover as oportunidades de formação nas academias e que vale a pena lutar pela pátria.

Publicidade

As FA continuam a preparar os jovens também para o mercado do trabalho, através de um leque de formações ministradas no âmbito do Programa Soldado Cidadão, que foi reformulado nesta legislatura. Adianta a citada governante que passaram a incluir todos os jovens que, prestando o serviço militar obrigatório, queiram obter uma qualificação profissional, garantindo e financiando as vagas.

Os desenvolvimentos na instituição castrense, traduzem, segundo a mesma, a visão estratégica do Governo em modernizar e capacitar as FA. A propósito, fez referência a um conjunto de actos já concretizados pelo Executivo: aprovação do novo Estatuto dos Militares, implementação do destacamento militar na Brava, aprovação de novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, aprovação do novo Código de Justiça Militar. Ainda a reformulação do Serviço de Saúde Militar – com uma nova tabela de perfis psicofísicos e de inaptidão e regulamentamos o serviço de saúde militar – e criação da comissão para a implementação da Aeronáutica Militar…

Na sua intervenção, Janine Lélis dirigiu uma palavra particular a vários militares condecorados no quadro da celebração dos 58 anos de existência das FA, actos estes realizados em todas as regiões militares. O grupo foi deste modo felicitado pelo merecido reconhecimento. Neste dia, prosseguiu, as FA rendem uma justa homenagem aos homens e mulheres que dedicaram as suas vias a servir a pátria com coragem, disciplina e movidos por um “compromisso inabalável” com os valores da lealdade, bravura e excelência.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo