Pub.
Pub.
Atualidade

Ex-Isecmar considerado uma das três academias de excelência em África

Uma das três academias de excelência em formação marítima para segurança e protecção das regiões da África Ocidental e da África Central vai estar sediada em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente. É que a Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM) da Universidade de Cabo Verde, com sede no campus de Ribeira de Julião, foi uma das instituições escolhidas para receber este centro de ensino. As duas outras vão ficar no Gana e na Costa do Marfim.

O memorando de entendimento entre o Centro para Coordenação Inter-regional (ICC-Inter-regional Coordination Centre) e as três universidades seleccionadas, incluindo a Universidade de Cabo Verde, marca o culminar do processo de selecção que se arrastou por vários meses. O documento, que foi assinada em Yaounde – Camarões, baseou-se em reuniões com os representantes das instituições de formação marítima das regiões da África Ocidental e Central, assim como em visitas às instalações por parte da ICC e outros parceiros internacionais, caso da Expertise France.

Publicidade

O ICC foi estabelecido na cimeira dos chefes de Estado das comunidades económicas dos Países da África Ocidental (CEDEAO) e da Central (ECCAS), informa o Conselho Directivo da FECM, realçando que é o órgão responsável pela coordenação e implementação de estratégias de segurança e protecção nesse espaço marítimo. “Um dos componentes das estratégias traçadas é o estabelecimento de um programa inter-regional de formação na área marítima a partir de centros de formação considerados de excelência na região”, informa o Conselho Directivo da FECM da Uni-CV.

Certo é que, com esta distinção, a FCME está habilitada e preparada para oferecer programas inter-regionais de formação marítima e a receber estudantes de toda a região do Golfo da Guiné em programas que serão financiados por entidades como a União Africana e outros parceiros internacionais. O arranque dos primeiros programas de formação está previsto para o último trimestre do corrente ano de 2019.

Publicidade

Constânça de Pina

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo