Pub.
Pub.
Atualidade

Estudo revela berçário de tubarões em risco de extinção na baía de Sal-Rei

Um estudo recente desenvolvido por investigadores portugueses e cabo-verdianos descobre berçário de tubarões na baia de Sal-Rei, ilha da Boa Vista. De acordo com informações avançadas à imprensa, a zona alberga várias espécies juvenis ameaçadas, incluindo o icônico tubarão-martelo.

Segundo este estudo, que foi desenvolvido no âmbito do projecto de investigação Ngandu, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, a zona é única no Atlântico Este. “A identificação e protecção de áreas de berçário é crucial para a conservação dos tubarões, um dos grupos de animais mais ameaçados a nível mundial”, revela este estudo, citando o investigador Rui Rosa. 

Publicidade

Diz ainda a nota que, através da monitorização da captura incidental de tubarões e das integrações e conhecimento de pescadores locais, a equipa de investigadores portugueses e cabo-verdianos se evidencia o uso consistente e preferencial desta zona por recém-nascidos de pelo menos cinco espécies de tubarões, todos sob risco iminente de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza.  

A relevância da região é claramente reconhecida pela comunidade local de pescadores”, enfatiza Rui Rosa, professor de Ciências da Universidade de Lisboa e lider do estudo. Mas é também utilizado por mamíferos e tartarugas marinhas, acrescenta. “A proteção da baía de Sal-Rei será importante não só para os tubarões, mas para a conservação de toda uma diversidade de organismos marinhos altamente carismáticos e para o uso sustentável dos recursos marinhos na região”, reforça. 

Publicidade

Participaram deste estudo, para além da Ciencias ULisboa MARE/ARNET, Associação Sphyrna, AIMM, Inspeccao Geral das Pesas de Cabo Verde, Universidade Técnica do Atlantico, Nova – SBE e University of St Andrews). O estudo foi publicado na revista internacional Frontiers in Marine Science.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo