Atualidade

Escola Universitária Católica de Cabo Verde apresentada no Mindelo 

A Escola Universitária Católica de Cabo Verde vai ser apresentada este sábado no Mindelo, na Câmara do Comércio de Barlavento, num acto presidido por Dom Ildo Fortes. Trata-se de um projecto com parcerias de várias congêneres internacionais, entre os quais a Universidade Católica de Portugal e o Instituto de Estudos Religiosos de Espanha que, acredita-se, vai dar um forte contributo para a investigação e extensão universitária no país. 

Depois da apresentação ontem na cidade da Praia, numa cerimonia muito concorrida presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado e pelo Presidente da República, amanhã é a vez de São Vicente. Estão previstos intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e pelo Presidente da Câmara Municipal de São Vicente. 

O evento será marcado por uma aula magna proferida pelo cientista Jay Querido, tendo como tema “Eu Católica: um novo olhar sobre o Ensino Superior em Cabo Verde e o papel das instituições de Ensino Superior na Descentralização e Desenvolvimento Regional”. 

A EU Católica, recorda-se, foi formalizada por Despacho Conjunto dos Bispos das Dioceses de Santiago e de Mindelo, no dia 1 de janeiro e obteve o reconhecimento civil, pela Agência Reguladora do Ensino Superior a 27 de outubro. Iniciou as suas atividades letivas no dia 21 de novembro, e neste primeiro ano arranca com três cursos de pós-graduação:  Formação para Docência no Ensino Superior, Ciências Religiosas e Ensino da Doutrina Social da Igreja.

Com mais de uma centena de alunos e 30 professores, a EU propõe proporcionar uma alternativa credível de formação integral da personalidade humana e ao mesmo preparar/formar os leigos, suprimindo a lacuna existente entre a formação religiosa e a formação intelectual.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo