Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

DG da FAO efectua visita oficial a Cabo Verde centrado na transformação verde e azul

O Director-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, chega esta quinta-feira, 25, a Cabo Verde para uma visita oficial com duração de cinco dias, centrado na transformação verde e azul. A visita, que decorre a convite do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, representa um marco significativo para fortalecer a colaboração com esta organização de quase 50 anos, diz o Governo em comunicado. 

“Será uma oportunidade valiosa para avaliar as realizações passadas, construir sobre os sucessos obtidos e intensificar os esforços para erradicar a pobreza, acabar com a fome e a desnutrição, e reduzir as desigualdades”, diz ainda o executivo na mesma nota enviada a redação do Mindelinsite. Neste sentido, estão agendados reuniões entre Ulisses Correia e Silva e QU Dongyn seguida de uma conferência sob o lema “Acelerar a transformação dos sistemas agro-alimentares em Cabo Verde”.

Publicidade

QU Dongyu será condecorado com o primeiro grau da Ordem de Amílcar Cabral por Ulisses Correia e Silva, em nome do Presidente da Republica, que se encontra Na França para testemunhar a abertura dos Jogos Olímpicos 2024. Do programa constam encontros com o embaixador da China e com o vice-PM, Ministros das Finanças e da Economia Digital.

Após a estadia na capital, o DG da FAO viaja para Santo Antão, com uma curta escala em São Vicente. “O itinerário estruturado inclui de visitas de terreno que visam aprofundar a compreensão das actividades de transformação verde e azul nas diversas paisagens de Cabo Verde”, refere. Em Santo Antão, a delegação será recebida pelo edil do Porto Novo, antes de partir para visitas às explorações agrícolas de pequena dimensão  do município que implementam praticas agrícolas sustentáveis.  

Publicidade

QU Dongyu vai aproveitar para discutir com os agricultores sobre a produção de culturas, gestão e eficiência da água e fertilidade do solo. Serão ainda apresentadas iniciativas bem sucedidas apoiadas pela FAO e outros parceiros sobre a utilização de técnicas como a irrigação gota a gota. O DG da FAO desloca-se a Ribeira Grandes, onde irá conhecer o Planalto Leste e Cova/Corda e inaugurar as obras da reabilitação da Ponte de Canal e visitar Ribeira da Torre.

Antes de regressar a São Vicente, QU Dongyu será recebido em visita de cortesia pelo autarca do Paul. Já na ilha do Porto Grande, a agenda de trabalho inclui uma visita a principal centro de actividades de Transformação Azul, designadamente a Enapor, Cais de Pesca, Frescomar e Fazenda do Camarão. Está previsto um “Diálogo sobre a promoção de práticas sustentáveis no sector das pescas, da aquacultura e da conservação marinha no Centro Oceanográfico.

Publicidade

De novo na capital, visita o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, centrando-se na investigação agrícola, no controlo de pragas e no seu impacto nas práticas agrícolas sustentáveis e na segurança alimentar. Especificamente vai conhecer o trabalho em curso na criação em massa de Bacillus thuringiensis para controlo da lagarta-do-cartucho do milho.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo