Covid-19: Novo caso suspeito em S. Vicente no dia em que paciente chinesa teve alta
São Vicente registou um novo caso suspeito, no mesmo dia em que a paciente chinesa internada no hospital recebeu alta e foi para casa. Esta informação foi avançada pelo Director Nacional da Saúde, que afastou qualquer relação com o caso da covid-19 recuperado. Anunciou ainda um segundo caso a nível nacional, na ilha do Sal. Artur Correia confirmou ainda os cinco casos positivos do comunicado do Ministério da Saúde e Segurança Social enviado à empresa esta manhã.
O responsável de Saúde Pública Nacional revelou ainda que estão internados 149 pessoas, dos quais 128 no concelho da Praia. Estes estão distribuídos por três centros: Escola de Hotelaria (96), Cruz Vermelha (21) e Estádio Nacional (11). “Todas estas pessoas, junto com os sete doentes no Hospital Agostinho Neto, são doentes com covid-19. Para além destes, temos 484 pessoas em quarentena, sendo que 143 estão no domicilio no Tarrafal, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, São Domingos e São Vicente. Nesta última são sobretudo profissionais de Saúde e casos suspeitos que vão surgindo e que estão a espera dos exames laboratoriais”, clarificou Correia.
Em quarentena obrigatória estão 341 pessoas, maioritariamente na cidade da Praia (311). Há, a nível nacional, 285 amostras pendentes, com Praia a cabeça com 244. “O país registou, nestes 46 dias desde que foi anunciado o primeiro positivo, 191 casos do novo coronavirus, dos quais 68% no concelho da Praia. Boa Vista vem logo a seguir com 56 casos, seguido de São Vicente com três, Tarrafal de Santiago com dois e São Domingos um. Do total dos diagnosticados, 71% são assintomaticos e foram identificados a partir de uma intensa investigação aos possíveis contactos”, frisa.
Questionado sobre os videos feitos por pessoas em quarentena e que causaram revolta, Correia preferiu dizer que não viu todos. “Sei que há videos a circular e que houve uma grande repulsa da população. Pessoalmente posso condenar mas, como profissional, tendo perceber as razoes por detrás destas publicações. Sabemos que, em termos emocionais, as pessoas nesta situação estão afectadas e, muitas vezes, o medo, a estigma e a exposição leva a comportamentos do dia”, analisou, deixando claro que estes videos podem servir como fonte de inspiração para melhorar a situação dos doentes confinados e em isolamento, ver e corrigir as falhas existentes.
A conferência de imprensa foi aproveitada para a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública fazer um lembrete sobre esta doença, as formas de transmissão e prevenção, nomeadamente as medidas de higiene, de entre outros. Maria da Luz Lima voltou a chamar a atenção para os cuidados com o uso das máscaras que, advertiu, deve ser acompanhado das demais medidas preventivas exaustivamente divulgadas.