Covid-19: Jorge Noel avisa que nenhuma ilha está imune ao vírus
O director do Serviço de Protecção e Controlo da Doença garantiu hoje que nenhuma ilha ou concelho de Cabo Verde está imune ao novo coronavirus. Jorge Noel Barreto fez esta declaração ao responder aos jornalista sobre os casos importados do Sal confirmados nas ilhas de Sã Vicente e Santo Antão.
Este infectologista lembrou que o período de incubação da doença vai de um a 14 dias. No entanto, frisou, há evidencias de que este tempo pode ser estendida para 21 dias. “O mais frequentes são 14 dias e, todas as vezes que os casos são identificados, faz-se o inquérito epidemiológica no sentido de se identificar todos os contactos. Portanto, os casos que têm sido diagnosticados nos últimos dias em S. Vicente e Santo Antão são de pessoas que viajaram da ilha do Sal e estão dentro do período de incubação”, clarificou Jorge Barreto.
Este lembrou ainda que, no de São Vicente, já havia a confirmação da grávida evacuada, pelo que quando estas pessoas chegaram na ilha foram imediatamente colocadas de quarentena. Acreditando que não houve circulação destas pessoas tanto nestas duas ilhas, afirmou, chegou-se a conclusão de que são importados de um outro lugar onde estava a decorrer a transmissão comunitária sustentada, no caso na ilha do Sal.
Quanto aos dados de hoje, segundo Barreto foram analisadas 231 amostras, que resultaram em 40 novos casos positivos, das quais 17 da Praia, 16 do Sal e 7 de Santa Cruz. Há ainda seis novos suspeitos, 3 de Santa Cruz, 1 do Tarrafal e 2 do Sal, e um total de 391 pessoas estão internadas em Cabo Verde. “Temos 289 pessoas internadas na Praia, 39 no Sal, 1 no Tarrafal, 7 em S. Vicente e 49 em Santa Cruz, em isolamento em Santa Catarina. Temos ainda uma pessoa internada na Boa Vista e três na Ribeira Grande S. Antão.”
A boa noticia é que 298 pessoas já receberam alta, incluindo uma hoje do concelho da Praia elevando para 238. Este numero junta aos 53 da Boa Vista, três de S. Vicente, 1 do Tarrafal e 2 de S. Catarina. Já em quarentena estão 1.586 pessoas, sendo 470 na Praia, 330 em S. Vicente, 392 em Santa Cruz, 285 no Sal, 1 no Tarrafal, 44 no Maio, 11 nos Órgãos, 6 em Santa Catarina de Santiago, 1 em S. Domingos, 12 na Ribeira Grande de Santo Antão, 15 no Porto Novo, 84 em S. Nicolau, 10 em S. Filipe e 3 nos Mosteiros.
Cabo Verde contabiliza um total de 697 casos de infecção pelo novo coronavirus, dos quais 75,7% no concelho da Praia. Os casos activos representam 56% dos casos identificados e o vírus está presente em nove concelhos do país. A taxa de letalidade é de 0,86% e de recuperados 42,7%.