AtualidadeB6

Covid-19: Cerca de 40% do total dos casos recuperados

Cerca de 40% dos casos confirmados de Covid-19 em Cabo Verde desde o primeiro diagnostico estão recuperados, revelou hoje em conferência de imprensa o Director Nacional de Saúde, que considera este ser um “bom número”. Artur Correia prometeu, por isso, continuar com esta dinâmica numa altura em que o país contabiliza um total de 222 doentes activos, quase todos no concelho da Praia.

São 155 os doentes recuperados, sendo 98 do concelho da Praia, 53 na Boa Vista, três de São Vicente e um do Tarrafal. “Já fizemos 3.500 testes, uma média de 600 a 800 por semana, sobretudo nestas duas últimas. Neste momento no concelho da Praia, a taxa de incidência é de 1/1000. Significa que a epidemia está a diminuir na comunidade, mas a Covid-19 é uma doença em que 80% dos casos são assintomáticos”, frisou, realçando o facto de se conhecer apenas uma parte dos positivos através dos testes. 

Quanto aos dados de hoje, segundo Correia, foram notificados seis casos suspeitos, repartidos pelos concelhos da Praia (3), Tarrafal (2) e ilha da Boa Vista (1). Foram ainda confirmados dez infectados na Capital. Já em relação aos doentes internados, o número baixou para 227, a grande maioria no concelho da Praia, 33 em Trindade, um no Tarrafal e dois em Santa Cruz.

Temos 309 pessoas em quarentena: 266 da Praia, 18 de Santa Catarina, 2 do Tarrafal e 8 de São Domingos. Tínhamos três pessoas em São Filipe que sairam hoje depois que o teste do comandante do Praia d’ Aguada deu negativo. Temos ainda 15 pessoas em quarentena em S. Vicente,” detalha Correia.

São estes números que permitem ao DNS dizer neste momento que há uma evolução com tendência estacionária, com uma ligeira descida dos casos diários. “Esperemos continuar esta tendência. Vai depender do trabalho das autoridades, da população, do engajamento e responsabilidade de todos os intervenientes, quer a nível institucional como da população.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar