Corpo de Corsino Tolentino segue hoje para Santo Antão onde será sepultado
O corpo do ex-ministro da Educação Corsino Tolentino será sepultado na campa da mãe na ilha de Santo Antão, onde, conforme um familiar, foi o seu desejo. Para o efeito, foi afretado um voo que chegou esta manhã ao aeroporto internacional de S. Vicente, de onde o corpo será levado em cortejo para o cais acostável do Porto Grande. A previsão é que prossiga viagem para a ilha das montanhas pelas 14 horas e dado à terra duas horas mais tarde em Coculi.
Afectado pela Paralisia Supranuclear Progressiva – doença neurodegenerativa rara que provoca a morte gradual de neurónios em determinadas áreas do cérebro, comprometendo movimentos e capacidades mentais -, esse combatente da liberdade da pátria, diplomata, escritor e professor universitário reconhecido em Cabo Verde pelas funções desempenhadas em diversas áreas, faleceu ontem aos 75 anos de idade. Mesmo afectado pela enfermidade, Tolentino escreveu um livro sobre a sua experiência intitulado “A vitória é hoje. A minha relação com a Paralisia Supranuclear Progressiva”, que foi lançado no dia 26 de Novembro na Cidade da Praia e depois na cidade do Mindelo.
Uma perda lamentada pela direção do PAICV e a do MpD, pelo Presidente da República José Maria Neves e o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.