Pub.
Pub.
Atualidade

Conferência do Mindelo sobre comércio externo abre portas e potencia investimentos entre Cabo Verde e Florida, diz José Gonçalves

A cidade do Mindelo vai receber nos dias 28 e 29 uma conferência de comércio externo e investimento entre Cabo Verde e Florida, com foco na economia azul, sob os auspícios da Chefia do Governo e organizado pela Fundação Cabo Verde Think-Tank. Trata-se do primeiro de três eventos sequenciais cujo propósito é abrir as portas e forjar relações institucionais por forma a potenciar oportunidades de investimentos entre estes dois parceiros. 

A apresentação destas conferências foi feita esta tarde no Mindelo pelo presidente da Fundação, José Gonçalves, que realçou que o que se pretende é fomentar trocas comerciais em condições vantajosas para Cabo Verde por forma a criar empregos e ganhar divisas, no quadro do Africa Growth Opportunities Act, programa que permite o acesso ao mercado dos Estados Unidos para países qualificados de África. Cabo Verde é um país elegível desde 2000, renovado até 2025 mas, segundo Gonçalves, quase não tem tirado nenhum proveito dos privilégios concedidos ao abrigo desta lei. 

Publicidade

É neste contexto que surgem estas conferências, sendo o primeiro no Mindelo, organizada pela Fundação Think-Tank em parceria com a Autoridade para a Zona Económica Especial de S.Vicente, CV Trade Invest e Câmaras do Comércio de Barlavento, Sotavento e do Turismo. A segunda em Outubro, na Flórida, pilotado pela Enterprise Florida, Secretariado do AGOA Civil Society Organizations Network e Africa Trade Development Center, Cabo Verde estará representado pelo Primeiro-ministro, que chefiará uma delegação e englobara outras áreas como o turismo e, a terceira, em janeiro de 2023 em SV, por altura do Ocean Race. “Esta terceira cimeira será para culminar a sequenciação destas actividades e contará com a presença de autoridades politicas e econômicas do Estado da Florida e de Miami.”

Sobre a conferência do Mindelo, o presidente da Fundação informou que terá a duração de dois dias e visa aproximar os principais protagonistas, forjar relações institucionais, explorar oportunidades de investimentos e iniciar o diálogo e envolvimento com foco em capitalizar as oportunidades. “A cidade do Mindelo é o local mais adequado para acolher este primeiro evento dadas as grandes iniciativas em curso nos sectores da economia marítima e do turismo, entre as quais a primeira Zona Econômica Especial do país, o Centro Internacional de Negócios, um terminal de cruzeiros em construção e o primeiro Hotel Sheraton de 5 estrelas, que está a ser construído por investidores norte-americanos, e muitas outras iniciativas de investimento tanto por investidores externos como por nacionais”, frisa. 

Publicidade

Prevê-se a assinatura de cinco memorandos, que irão centrar-se na cooperação e capacitação institucionais e criar um quadro estruturante capaz de trazer um curso pragmático e orientar o caminho para implementar a iniciativa de promoção do comércio externo entre Cabo Verde e Flórida, e os EUA em geral, perspectiva José Gonçalves. Instado sobre possíveis ganhos que estas cimeiras poderão trazer para o país, este diz que o país não possui poucos recursos naturais e precisa atrair investidores para fazer a transformação de bens e serviços aqui no arquipélago para posteriormente exportar. 

É mais uma iniciativa neste sentido, mas a abordagem é diferente porque é a primeira vez  que uma entidade da sociedade civil, no caso a Fundação Cabo Verde Think Tank récem-criada, vai agir, sendo um terceiro vector entre o sector público e o sector privado”, pontua, acrescentando que este processo está a ser promovido por uma fundação pelo que pode ter uma alavancagem mais alta, tendo em conta o espaço em que está a agir. “Se as abordagens anteriores não produziram os frutos almejados, sendo que há 20 anos somos elegíveis no quadro do AGOA, podemos entender que se calhar ainda não temos a casa arrumada. Esta é uma oportunidade de tentar outra via esta oportunidade que nós temos.” 

Publicidade

A conferência terá um formato híbrido, tanto com presença física como virtual. A abertura será presidida pelo vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia, e o encerramento pelo Ministro do Mar, da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo