Atualidade

Comissão de Carteira apresenta relatório de contas e lista atualizada dos jornalistas ao MCIC

A Comissão de Carteira Profissional dos Jornalistas apresentou ao Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, tutela da pasta da Comunicação Social, o relatório de contas e a lista actualizada dos jornalistas em Cabo Verde.

Instituída em 2004, a Comissão de Carteira dos Jornalistas assumiu a forma de entidade pública independente pela via do decreto-lei nº 52/2004, de 20 de dezembro, regulamenta a Carteira Profissional dos Jornalistas. Mas alguns jornalistas queixam-se de alguma demora na renovação, enquanto os recém-formados reclama da espera pela emissão da primeira carteira.

Numa publicação na página do MCIC no Facebook, este explica que a lei reserva à CCP competências para conceder, emitir, renovar, suspender e cessar os títulos constantes dos artigos 2º e 3º do referido Decreto-lei. Ainda de autorizar a emissão do cartão de identificação referido no artigo do Regulamento da Carteira Profissional do Jornalista, bem como exercer os demais poderes que lhe sejam conferidos por lei.

O MCIC acrescenta ainda que o grosso do financiamento da Comissão de Carteira Profissional dos Jornalistas é assegurado pelo Estado, garantindo o poder à referida entidade pública para a organização e disciplina no acesso à profissão de jornalistas em Cabo Verde.

Estiveram no encontro com Abraão Vicente, a presidente e o secretário executivo da CCP, Ângela Rodrigues e Nélio dos Santos, respetivamente, e a Diretora-geral da Comunicação Social, Ineida Cabral.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo