Pub.
Pub.
Atualidade

Colocada primeira pedra da construção da moderna Maternidade e Pediatria do HBS, com financiamento da China

A obra será concluída em 20 meses e está orçada em 1.2 milhões de contos.

Dentro de dois anos a Cidade do Mindelo passará a contar com um moderno Centro de Maternidade e Pediatria, infraestrutura a ser edificada logo à entrada do Hospital Baptista de Sousa e cuja primeira pedra foi colocada esta manhã pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e por Xu Jei, Embaixador da China em Cabo Verde. Orçado em 1.2 milhões de contos, o empreendimento vai integrar os serviços de urgência em maternidade e pediatria, disponibilizar 125 camas, dispor de departamento de cuidados intensivos em neonatal, atendimento em ginecologia e obstetrícia e um bloco operatório.

Estas valências irão propiciar, segundo a administradora do HBS, uma melhoria significativa do serviço de atendimento materno-infantil na região Norte, que alberga neste momento uma população estimada em 180 mil habitantes. Além disso, informa Helena Rebelo Rodrigues, a nova maternidade vai melhorar os indicadores da saúde nesse segmento, permitir a realização de partos assistidos pelo pai, ou outro acompanhante, e diminuir as taxas de evacuação interna e externa.  

Publicidade

O HBS, segundo Helena Rodrigues, deve assegurar cuidados de saúde de qualidade, reorganizar e modernizar o atendimento público e procurar a eficiência e sustentabilidade. Neste contexto, diz, a construção da nova maternidade constitui uma ambição estratégica. “Diria que a construção desta infraestrutura é uma reivindicação institucional natural, que surge como resposta às crescentes pressões na área da saúde face a uma sociedade cada vez mais exigente e como necessidades de respostas de cuidados em clara mudança, nomeadamente por fenómenos associados ao envelhecimento e às doenças crónicas. Sociedade esta composta simultaneamente por uma grande fatia da população jovem em idade fértil”, enfatiza. O novo espaço, diz, vai permitir ainda aumentar a idade de atendimento do serviço de Pediatria dos 10 para os 14 anos.

O centro materno-infantil é um projecto que nasce no quadro da oitava conferência ministerial do Fórum China-África e será edificado pela empresa estatal China Railway 14th Bureau Group, qualificada para construir ferrovias e outras infraestruturas complexas. Para o diplomata Xu Jei é mais um projecto que vai aprofundar as relações de amizade entre China e Cabo Verde e melhorar a qualidade do serviço prestado no sector da Saúde. O Embaixador da China lembra que actualmente o HBS tem capacidade de 240 camas e não consegue atender a crescente demanda dos pacientes da região Norte. Com a nova maternidade, realça, serão acrescentadas mais camas e melhores condições de atendimento.

Publicidade

“Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cabo Verde há 47 anos que esta cooperação pragmática tem produzido resultados frutíferos em diversas áreas, com uma relevância notável no domínio da saúde”, salientou o referido embaixador, lembrando que a China tem apoiado o Hospital Agostinho Neto na construção de unidades de internamento, necrotério, clínica, lavandaria e outras instalações. Por outro lado, refere, desde 1984 que a China tem enviado equipas médicas para trabalhar em Cabo Verde e permitido a formação de centenas de profissionais cabo-verdianos.

O momento foi assinalado “com satisfação” por Ulisses Correia e Silva, para quem a cooperação com a China volta a estar em evidência na ilha de S. Vicente. Como lembrou, foi inaugurada recentemente a construção de habitações na zona da Portelinha com financiamento chinês, que permitiu o realojamento de várias famílias que antes viviam em casas de tambor. Desta vez, realça, a prioridade é o sector da saúde com a construção de um centro vocacaionado para atender crianças e mulheres.

Publicidade

“É preciso reconhecer a boa cooperação havido com a China, nomeadamente na disponibilização de pessoal médico especialista para colaborar activamente com o nosso Serviço Nacional de Saúde”, frisou Correia e Silva, para quem Cabo Verde tem uma alta consideração pelos médicos chineses que têm estado a dar o seu contributo no domínio da saúde.  

Enquanto edil da CMSV, Augusto Neves agradeceu a “linda prenda de Natal” e todo o apoio concedido pelo Governo chinês a Cabo Verde e a S. Vicente, em particular. O autarca enalteceu, entretanto, o empenho dos funcionários do HBS que, nas suas palavras, têm feito um esforço meritório, pese todos os constrangimentos havidos nos últimos anos, por exemplo com a pandemia da Covid-19. Segundo Neves, muitos daquees que criticam o desempenho no sector da saúde certamente desconhecem o esforço dispendido pelos profissionais e o próprio Governo para manter essa gigantes estrutura em funcionamento.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo