Centro de estudos científicos Wascal e agência ANAS vão rubricar memorando de entendimento em S. Vicente
O centro de serviços científicos WASCAL e a ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento – vão rubricar um memorando de entendimento na próxima terça-feira em S. Vicente, na sequência da entrega de um conjunto de sensores hidráulicos automáticos. A assinatura do documento, que terá lugar na sala de reunião do Isecmar, no campus da Ribeira d’Julião, será efectivada por Moumini Savadogo, director Executivo do WASCAL, e por Cláudio dos Santos, presidente da ANAS.
Implementado em 11 países da África Ocidental e financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha,o WASCAL está na génese de um programa de mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas sediado no Isecmar – Instituto de Engenharias e Ciências do Mar, da Universidade Técnica do Atlântico (UTA). Como centro de serviços científicos, a missão do WASCAL é fornecer informação e conhecimento aos países membros para lidarem com os impactos adversos das mudanças climáticas. “O WASCAL tem foco em pesquisa académica e transdisciplinar, capacitação científica em nível de pós-graduação e assessoria científica para decisores de políticas sobre adaptação aos impactos das mudanças climáticas e gestão do uso da terra. Coopera com muitas agências e universidades da região da África Ocidental, fornecendo uma plataforma de conhecimento de excelência para seus parceiros”, informa comunicado remetido à redação do Mindelinsite pela secretaria do WASCAL Cabo Verde.
Salienta essa nota que, no respeitante à capacitação, isso é feito por meio do apoio à formação de jovens académicos da sub-região ocidental africana em campos de clima, ciências naturais e sociais e pelo fornecimento das universidades regionais para prestar serviços climáticos e ambientais nos países membros. O centro está presente em Cabo Verde, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo.