Atualidade

Cabo Verde recebe ajuda alimentar japonês no valor de 156 milhões de escudos 

Cabo Verde e Japão assinam um acordo de troca que confirma a atribuição da ajuda alimentar japonesa ao nosso país, referente ao ano de 2022, no montante de 200 milhões de ienes, equivalente a 156 milhões de escudos. A cerimónia será presidida pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miriam Vieira, e terá lugar hoje às 16h30, no Ministério. 

Em comunicado, o Governo informa que a ajuda alimentar japonesa vem auxiliando as autoridades na resposta aos desafios ligados a Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional, que devido à pandemia conjugado com a seca dos últimos anos e com a guerra na Ucrânia têm vindo a agravar. 

Com o valor da venda dos cereais em todo o território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para financiar projetos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar, disponibilidade de água, e setor da saúde com impacto positivo na melhoria das condições de vida da população”, refere. 

Em março, Japão doou a Cabo Verde 1.050 toneladas de arroz, o que permitiu aumentar as reservas deste cereal para cerca de oito meses, conforme informações avançadas na altura pelo Ministro da Agricultura, Gilberto Silva. Esta entrega referia-se ao acordo de ajuda alimentar assinado entre os dois países em agosto de 2020 no valor de 250 Ienes, equivalente a 195 milhões de escudos. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo