Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Cabeças-de-lista da UCID, PAICV e MpD pela Europa exercem direito e apelam ao voto “consciente”

Os cabeças-de-lista da UCID, PAICV e MpD pelo círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo para as eleições legislativas em Cabo Verde acabam de exercer o seu direito de voto, com declarações convergentes e de apelo ao voto consciente. Nos contactos estabelecidos com os candidatos estes confirmam terem exercido já o seu direito de voto, com um sentimento de dever cumprido, apesar de denotarem alguns atrasos na abertura das mesas de voto.

Ana Soares, que exerceu o seu direito na cidade francesa de Marselha, onde reside, disse ao Mindelinsite que, como candidata a deputada da UCID, o seu apelo é para as pessoas não votarem em branco nem anulem o seu voto. “É hora de votar. Votem consciente. Elejam representantes cujas propostas reflitam o seu compromisso com os anseios da população e com uma postura ética para a política cabo-verdiana”, realça Ana Soares. A candidata da UCID pela Europa e resto do mundo disse estar confiante e que vai aguardar os resultados com toda a serenidade, esperando que este possa ser um dia histórico para Cabo Verde. Aproveitou ainda para pedir a todos para respeitarem as indicações e evitarem uma crise sanitária neste momento de pandemia.

Publicidade

Por seu lado, o candidato do PAICV, Franscico Tavares, considerou importante que as pessoas dirijam às mesas de votos para exercerem a sua cidadania. Francisco Tavares considerou que Cabo Verde e a sua democracia têm a ganhar quando os cidadãos exercerem o seu direito de voto e apelou a todos os cidadãos para fazer isso com responsabilidade.

Emanuel Barbosa, por sua vez, fez saber que o processo está a decorrer na normalidade e enfatiza que a única dificuldade tem a ver com alterações das localizações das mesas de voto. Um aspecto que, conforme esse candidato do MpD, está a gerar alguma confusão. “Estamos confiantes e deixamos um apelo a todos para irem votar, que ninguém deixe de manifestar na urna a sua opção”, concluiu Emanuel Barbosa.

Publicidade

João A. do Rosário

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo