Balai.cv é a nova plataforma agregadora de informação lançada no mercado cabo-verdiano e que visa compilar conteúdos diversos, com destaque para as de carácter noticioso, numa parceria com órgãos de comunicação social nacionais, incluindo o Mindel Insite, e estrangeiras. Além disso, o website, lançado hoje, disponibiliza textos produzidos pelo próprio órgão e de outros colaboradores.
O site comporta quatro grandes áreas: Balai Notícias, área de conteúdos informativos com as seguintes categorias: Atualidade, Desporto, Sociedade e Economia. Balai Style, com dicas de lifestyle, especializada em temas como gastronomia, saúde, emprego e moda. Balai Kultural vocacionada para a cultura e agenda cultural. Multimédia, espaço com publicações em formato vídeo e fotografia.
“No Balai Notícias contamos com um leque vasto de conteúdos de referência dos seguintes parceiros: ACI, A Nação, A Semana, Expresso das Ilhas, Inforpress, Mindel Insite, Notícias do Norte, O País, Record Cabo Verde, Santiago Magazine e VOA”, realçam as promotoras da plataforma, ex-funcionárias da plataforma Sapo.cv. Alem disso, o projecto editorial conta com a parceria da Cabo Vegana, Inove Blog, D’Alma Kriola, Na Cozinha ku Maria Júlia, MIM (Mulher Inspira Mulher), Sem Tabus, Nham Nham Sabores de Cabo Verde, Blog da Clara de Sousa, Uma Vida Melhor, Plena Moda são os parceiros do Balai Style.
O Balai Kultural é alimentado com o contributo da página cabo-verdiana Agenda Cultural e a Bantumen, uma revista online sobre a cultura negra da lusofonia.
Cabo Vegana, Inove Blog, D’Alma Kriola, Na Cozinha ku Maria Júlia, MIM (Mulher Inspira Mulher), Sem Tabus, Nham Nham Sabores de Cabo Verde, Blog da Clara de Sousa, Uma Vida Melhor, Plena Moda são os parceiros do Balai Style.
A rubrica Opinião destina-se à colaboração de vários cabo-verdianos residentes no país e na diáspora, como são os casos de Dai Varela, Djam Neguin, Eileen Barbosa, Sara Sarowsky, Socram d’Arievilo, entre outros.
A missão do Balai Cabo Verde é disponibilizar num único espaço informação diversificada e credível, promovendo a identidade nacional e uma maior proximidade entre os cabo-verdianos. Visa ainda contribuir para a democratização do acesso à informação e para a liberdade de expressão.
A marca foi inspirada no balaio, um cesto tradicional feito geralmente de palha, que é muito comum no artesanato africano e sul-americano.