Pub.
Pub.
Atualidade

Asfaltagem estrada Cidade-Baía das Gatas deve arrancar esta quinta-feira

Os trabalhos de asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas deverão arrancar esta quinta-feira, 28 de Março, segundo o engenheiro António Rodrigues, da Norvia, empresa responsável pela fiscalização desta importante obra para a ilha de São Vicente. Já foi feito um primeiro teste para afinar a maquinaria e recolha de amostras para exames laboratoriais. Os resultados da análise serão conhecidos hoje, quarta-feira.

A asfaltagem vai começar no troço Baía das Gatas – Salamansa. Ao todo, são 14 quilómetros de via, que estarão concluídos, se não houver imprevisto, no próximo dia 30 de Julho, ou seja, dentro do prazo acordado. “As obras iniciaram em finais de Setembro do ano passado e o prazo de conclusão é de 10 meses. Estamos a fazer todos os possíveis para entregar a obra no prazo acordado, ou seja, no dia 30 de Julho próximo”, informa António Rodrigues.

Publicidade

Durante esses seis meses de trabalho, foram executadas obras de drenagem, construídas passagens hidráulicas, lancis, de entre outras intervenções. Agora irá começar a fase de despejo do betão sobre a calçada antiga. De acordo com este engenheiro, primeiro será colocada uma camada de massa betuminosa para nivelar o piso e, depois, uma camada de desgaste para alisar. “Assim, o asfalto fica mais residente. Estamos a respeitar o projecto que foi aprovado pelo dono da obra, no caso o Instituto de Estradas,” pontua.

Questionado se o projecto sofreu alteração, Rodrigues diz que foram feitas mudanças ligeiras, em função das necessidades que foram aparecendo e que resultaram em melhorias. Este afirma que, neste momento, a obra entrou em “velocidade de cruzeiro” pelo que estão no terreno o maior número de trabalhadores desde o arranque dos trabalhos. “Estamos com cerca de 90 trabalhadores no terreno, entre pessoal do escritório e do estaleiro. A Norvia, que fiscaliza, também está a acompanhar os trabalhos em permanência. Os equipamentos para a asfaltagem também já estão todos disponíveis. Estamos à espera apenas dos resultados dos testes para avançar com a colocação do asfalto”, assegura este engenheiro.

Publicidade

De referir que os 255 mil contos orçamentados pelo Instituto de Estrada para este projecto foram superados antes mesmo do arranque dos trabalhos por conta da inclusão do acesso à Salamansa e também de algumas intervenções hidráulicas que não constavam do projecto inicial. Neste momento, conforme o entrevistado, a empresa executora, a Tecnovia, tem tem vindo a fazer pequenos ajustes para não ultrapassa os 315 mil contos.

A estrada cidade-Baía das Gatas tem uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros – mais os três quilómetros do acesso à Salamansa – e sete metros de largura. O projecto prevê ainda a requalificação de cerca de 200 metros de estrada dentro da Baía das Gatas para “repor as características geométricas funcionais, de conforto e segurança da via e dos seus utentes”.

Publicidade

A expectativa é de que esta será complementada com a reabilitação da estância da Baía, um dos locais mais procurados por mindelenses e turistas e que recebe, anualmente, o maior festival de música de Cabo Verde.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo