Pub.
Pub.
Atualidade

ME encontra-se com universitários cabo-verdianos em Havana

O Ministro da Educação reuniu-se ontem com os estudantes universitários cabo-verdianos em Havana, na Embaixada de Cabo Verde, 16, no quadro da visita oficial que efectua à Cuba. Amadeu Cruz visitou ainda a Escola Pedagógica Eduardo Garcia, uma instituição de referência na formação de docentes naquele país.

Segundo o governante, Cabo Verde tem actualmente 18 estudantes universitários em Cuba, todos inscritos em cursos de licenciatura ou de especialização em medicina, excepto uma que frequenta um mestrado em educação inclusiva.

Publicidade

Neste visita oficial à Cuba, realizada de 12 a 16 de julho, Amadeu Cruz este acompanhado do Secretário de Estado da Saúde, Evandro Monteiro. Para além do encontro e da visita já referidos, do programa consta encontros com a sua homóloga cubana, a Comercializadora de Serviços Médicos cubanos, o Ministro da Educação Superior de Cuba e o Ministério da Saúde Pública da República de Cuba.

Ainda visitas à Escola Latino-americana de Medicina, Universidade de Havana, Faculdade de Medicina “Julio Trigo” e Escola especial “Solidaridad con Panamá”, intercâmbio com funcionários do ME sobre o tema Sistema educacional cubano, com ênfase na Educação Especial, Técnica e Profissional e na formação de professores.

Publicidade

Cruz e Monteiro encontraram-se ainda com os funcionários do Ministério da Saúde Pública, visitaram a empresa Intercâmbio Científico Educacional do Ministério da Educação, inteirara-se da Carteira de Oportunidades para a Cooperação Internacional e conheceram o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologias (CIGB).

A cooperação entre Cuba e Cabo Verde data de há cerca de meio século e já possibilitou que mais de 800 técnicos e profissionais cabo-cabo-verdianos se formassem naquele país. Do lado de Cuba, centenas de médicos e outros profissionais beneficiaram ao longo dos anos o nosso país com os seus serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.  

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo