Pub.
Pub.
Atualidade

Alcides Graça apresenta candidatura à liderança da Comissão Política Regional do PAICV com “lista refrescada”

O jurista Alcides Graça formalizou hoje a sua candidatura à liderança da Comissão Política Regional do PAICV com aposta numa “lista refrescada em mais de 90 por cento”, que traz para o centro “caras novas, jovens e mulheres”. Na apresentação, Graça destacou o reforço da sua plataforma política com base em três pilares que considera fundamentais, como a coesão interna, a qualificação da base de dados e, por último, transformar a sede do partido num ponto de convergência e de promoção de um compromisso com a juventude.

Em relação ao primeiro ponto – o  reforço da coesão interna -, esse candidato à sua sucessão assume como compromisso “o respeito pela diferença”. A sua lista pretende, assim, criar um núcleo de apoio de promoção da inclusão e coesão interna para, diz, responder às necessidades “tremendas” do PAICV nos últimos tempos. Sobre a qualificação da base de dados, o caminho é apostar em estratégias para a reaproximação de militantes desativados e o recrutamento de novos membros até 2022. Graça, que concorre ao terceiro mandato à frente do partido em São Vicente, espera militantes reais, “com rostos, residência, número de telefone” e motivados para trabalhar.

Publicidade

O mesmo ainda avança que, com o terceiro pilar – transformar a sede do partido num ponto de convergência e de promoção de um compromisso com a juventude -, o objectivo é formar jovens com cursos de curta e longa duração. “Já demos um primeiro passo com a constituição de uma sala de leitura e o segundo passo seria transformá-la numa sala de formação de curta e longa duração.”

Com estes três pilares, este acredita que o PAICV poderá apresentar uma candidatura capaz de disputar e vencer  as autárquicas e as legislativas.

Publicidade

Tendo em conta a situação política interna do partido, Graça prefere não se pronunciar e focar apenas nas eleições internas regionais. Admite apenas que o partido tem aprendido com os erros. 

Segundo Graça, em Outubro falou com a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, que lhe augurou sorte e desejou também que as eleições fossem honestas, com limites e que esta irá manter o devido distanciamento nas eleições. Este também não avança se, caso vença o escrutínio, se vai candidatar-se à Câmara Municipal de São Vicente ou a deputado nacional. 

Publicidade

Preocupado com a paridade, a lista de 10 candidatos é composta por 50% mulheres e 50% homens na Comissão politica. “Mesmo antes da aprovação da lei da paridade ja tínhamos a preocupação de criar espaço para as mulheres se posicionarem nas listas das autárquicas e legislativas”, frisa.

Além da Comissão Politica Regional, Alcides Graça apresentou a lista para a Comissão Regional de Jurisdição e Fiscalização e a delegada da Assembleia-Regional. Assim, a lista avança com  a candidatura de Roberto Ramos para a presidência e Thierry Monteiro como vice-presidente do órgão. Por se tratar de um órgão de fiscalização, a candidatura liderada por Graça deu primazia às pessoas com formação jurídica e com capacidade para desempenharem o cargo.

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Penso que Alcides Graca tem mais perfil (um bom perfil) para deputado nacional.
    Por isso, se vencer estas eleicoes, ja para as eleicoes autarquicas deveria apoiar a candidatura do irmao Albertino Graça (Titota).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo