17 de maio passa a ser celebrado em Cabo Verde, a partir deste ano, como o Dia Nacional das Peixeiras. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros no dia 27 de março, que escolheu a data sob proposta da Associação das Peixeiras de S. Vicente. Isto por se tratar do dia da criação desta que é a primeira associação dessas profissionais típicas do retrato socioeconómico de Cabo Verde.
Em nota, o Executivo enfatiza que a resolução que institui o Dia Nacional das Peixeiras é um reconhecimento pelo importante papel que essas mulheres exercem na transformação e comercialização dos produtos da pesca e pelo seu impacto na segurança alimentar do país.
“O Governo reconhece, desta forma, todo o sacrifício feito pelas nossas peixeiras que, na grande maioria dos casos, são chefes de famílias monoparentais e são quem cria e educa os filhos”, diz o Executivo em nota. Acrescenta o comunicado que, à semelhança do que acontece com o pescador nacional, que tem um dia próprio,é também imperativo que seja feito um justo reconhecimento às peixeiras cabo-verdianas.
Neste caso, a medida tem por objetivo homenagear todas aquelas que ao longo de muitos anos se dedicaram à atividade de transformação e comercialização dos produtos de pesca. Visa ainda promover o empreendedorismo e criar as condições de dignidade e qualidade no exercício da profissão de peixeira e chamar a atenção da sociedade para uma maior valorização dessa classe profissional.