A Polícia Nacional deteve em flagrante delito nove pessoas por condução ilegal e uma por posse de estupefaciente durante uma operacional desencadeada ontem das 17 às 20 horas por uma equipa de 71 efectivos, na Cidade do Mindelo. Os suspeitos, segundo o porta-voz Elvis Leite, serão apresentados ainda hoje ao Ministério Público e submetidos a medidas de coação.
A par dos condutores detidos por falta de carta de condução, a PN apreendeu 12 automóveis por ausência de inspeção e de seguro obrigatório. Além dos carros, a Polícia Nacional tomou posse de 4 motociclos e 25 ciclomotores, apanhados a circular sem documentação. Nenhuma bicicleta foi capturada no quadro da intervenção rodoviária, que, no global, possibilitou a fiscalização de 190 veículos.
“As operações que temos estado a desencadear estão a ter um grande impacto a nível rodoviário, no tocante a condução sob influência do álcool e sem habilitação”, comenta Elvis Leite, para quem a PN está a fazer um “excelente trabalho” ao nível dos ciclomotores, mas acha que é preciso ir mais além para mudar o comportamento dos jovens que usam as suas motorizadas para fazer acrobacias nas estradas.
Essa megaoperação, que ocorreu poucos dias após outra ação similar, visou prevenir o cometimento de crimes por esta altura da Páscoa e reforçar o sentimento social de segurança. Deste modo, a PN abordou ontem 86 pessoas na via pública, em particular nos locais suspeitos de tráfico e consumo de drogas, destas 48 foram submetidas a revista. Uma pessoa foi encontrada na posse de um produto estupefaciente, que se presume ser haxixe, além de dinheiro, cujo montante não foi revelado.
A PN fiscalizou 34 estabelecimentos comerciais, mas nenhum foi encerrado. Houve, apenas, ações de sensibilização.