Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor
Tendência

Boa Vista recebe a partir de hoje a iniciativa “Presidência na Ilha”, com programa “intenso e diversificado”

A Presidência da República estará centrada a partir de hoje, e durante 4 dias, na ilha da Boa Vista, com um programa “intenso e diversificado” do Chefe de Estado José Maria Neves. O foco será a situação socioeconómica das famílias, em particular das mulheres. Alguns sectores vão merecer a atenção especial do Presidente da República como o agronegócio, pesca, ambiente, saúde e educação, mas também a situação da comunidade imigrada, que já representa uma considerável franja da população.

O programa começa hoje pelas 10 horas com uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal, seguida de uma reunião de trabalho com a equipa camarária. Terminado o encontro, José Maria Neves terá contactos diretos com a população de Sal Rei e fará uma visita ao Centro de Dia da cidade.

Publicidade

A tarde do primeiro dia da Presidência na Ilha da Boa Vista será dedicada, a partir das 14H30, à zona Norte da Boa Vista, com passagens pela Queijaria Comunitária, encontros com jovens e mulheres empreendedores, associações comunitárias, agricultores e criadores nas localidades de Bofareira, João Galego e Tarafes. Ainda durante a tarde José Maria Neves fará uma homenagem ao antigo Presidente da República Aristides Pereira, com a deposição de uma coroa de flores na campa daquele que foi o Primeiro Chefe de Estado cabo-verdiano.

Na quarta-feira, o segundo dia da Presidência na Ilha, o foco será o ambiente, no quadro das ações do Presidente enquanto Patrono da Década dos Oceanos e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África. Entre as atividades, que também inauguram a série pré-eventos da Terceira Conferência dos Oceanos da Presidência da República, destacam-se uma Palestra sobre a “Diversidade e importância dos tubarões para um oceano saudável”, a ser proferida pelo doutorando Jaquelino Varela na Escola Secundária da Boa Vista. O programa inclui visitas ao Museu de Arqueologia Aquática, ao Porto, ao Ilhéu Sal Rei, ao Projeto Desplastificar Bubista e ao Abrigo de Contentores. Na mesma linha, o Presidente da República irá encontrar-se com pescadores e fará uma visita à Biblioteca Municipal.

Publicidade

Ainda no segundo dia desta estada na Boa Vista, José Maria Neves fará a apresentação da obra “No ofício do Bem Comum” e terá uma Conversa Aberta com a população de Sal-Rei.

No dia 21 de março, o Chefe de Estado visitará algumas obras em curso na Boa vista, antes de se deslocar aos povoados de Estância de Baixo, Rabil e Povoação Velha, além do bairro da Boa Esperança, para se inteirar das condições de vida das famílias e sentir o pulsar dos diferentes setores de atividade da ilha. Ao final da tarde, reúne-se com as comunidades imigradas na Boa Vista.

Publicidade

No dia 22, José Maria Neves dará destaque ao sector do turismo, uma das alavancas de desenvolvimento de Boa Vista, com visitas ao Aeroporto Aristides Pereira, a unidades hoteleiras e empresas que abastecem os hotéis. Durante a sua presença na ilha, o Chefe de Estado também irá conceder audiências e fará uma visita à Rádio Comunitária Voz d`Bubista, em Sal Rei.

A deslocação de José Maria Neves à chamada ilha das dunas surge no âmbito da iniciativa “Presidência na Ilha”, inaugurada em março de 2022 com a primeira edição em S. Vicente. Conforme o gabinete de comunicação do Palácio da Presidência, esta ação tem permitido uma nova forma de relacionamento do Presidente da República com as populações das diferentes regiões do país, que, periodicamente têm acesso direto e facilitado ao mais alto representante do Estado no seu local de residência.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo