Quatro cidadãos de nacionalidade espanhola, indiciados pela prática de vários crimes no seu país e que estavam detidos na cidade da Praia, foram extraditados no dia 14 do corrente mês, de acordo com uma solicitação formulada por Espanha e atendida pelo Tribunal da Relação de Sotavento.
Conforme um comunicado da Procuradoria-Geral da Republica, a decisão de extradição dos quatro cidadãos, todos de nacionalidade espanhola, data de 4 de fevereiro último. Foram detidos, na cidade da Praia, no dia 13 de dezembro de 2023, por solicitação da Espanha.
No âmbito da tramitação dos pedidos formulados por aquele país europeu, diz a PGR, o Tribunal da Relação de Sotavento determinou, no dia 7 de fevereiro último, a extradição desses cidadãos para Espanha, onde estão indiciados da prática dos crimes de de atentado contra a saúde pública e pertença a organização, tráfico de droga de alto risco e crime de associação criminosa.
“O processo de entrega dos mesmos à Espanha ficou concluída no passado dia 14 do corrente mês de marco, no aeroporto internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, de onde seguiram viagem tendo como destino final”, lê-se no comunicado.
Ficam assim concluídos mais quatro processos de extradição recebidos por Cabo Verde, cumprindo assim com as obrigações internacionalmente assumidas, no âmbito do combate à criminalidade organizada transnacional.