Esta manhã, 31 elementos do Corpo de Intervenção da Polícia Nacional receberam os certificados de um curso de 3 semanas que visou actualizar os conhecimentos de 21 operacionais e formar de base 10 novos integrantes dessa unidade. Este segundo grupo passou a partir de hoje a ostentar as boinas como agentes desse grupo de reserva, vocacionado para repor a ordem pública em situações de tumulto e violência física.
Neste sentido, abordaram nesta formação várias matérias com destaque para técnicas de intervenção policial, abordagem a suspeitos na via e em viaturas, controlo de tumultos e prática de tiro. Uma ação intensiva que, segundo Madelino da Luz, Comandante do CI, aumentou a capacidade de resposta desta unidade especial e dentro dos parâmetros legais.
“Passaremos a ter uma maior segurança graças a esta atualização dos conhecimentos e o treinamento contínuo. Qualquer elemento está pronto para responder a qualquer situação. Foram criados vários cenários porque na rua o policial não sabe o que irá encontrar”, revela Madelino da Luz, que enalteceu o facto de o curso ter sido ministrado por instrutores do Comando das Unidades Especiais da PN, sem necessidade de se recorrer a especialistas de outras paragens.
Os 31 elementos envolvidos na formação receberam os certificados em frente ao Comando da PNSV, onde fizeram alguns exercícios de demonstração.