A organização do concurso Miss 40 + vai realizar um casting na próxima semana para escolher as 15 candidatas da terceira edição dessa gala de beleza feminina em S. Vicente, marcada para 27 de julho. Segundo Marlene Neves, autora da iniciativa, as inscrições foram encerradas no dia 29 de fevereiro com 18 mulheres, mas o evento irá contar com 15 candidatas, daí a necessidade de fazer o casting, que irá decorrer no Mansa Floating.
“Em 2022 tivemos 12 candidatas, agora queremos subir para quinze. Aquilo que procuramos no Miss 40 + são mulheres guerreiras, com histórias inspiradoras e que conseguiram também preservar a sua beleza. A beleza, queremos frisar, não é apenas um padrão exterior”, descreve a emigrante, que lançou o projecto na Holanda em 2017.
Marlene Neves faz questão de salientar que se está perante um projecto que coloca nos dois pratos da balança os aspectos cultural e social. E este ano decidiu apoiar dois casos em específico na ilha de S. Vicente: o projecto “Luz para as meninas” da OMCV-SV e a Creche Infantil da zona do Iraque. No tocante à OMCV, a intenção é conseguir patrocínios junto de empresas para a compra de mais kits de painéis solares para serem instalados em casas de tambor onde residam crianças. No caso do Iraque, vai realizar uma reunião com os residentes para saber como pode auxiliar esse jardim.
“As nossas crianças precisam do nosso apoio no seu processo de crescimento e desenvolvimento, se queremos pensar no futuro de Cabo Verde. Temos de fazer um investimento forte e consistente nessa etapa da vida”, considera Marlene Neves, que estimula as empresas a conhecerem a essência do seu projecto que, diz, atribui um peso importante ao lado social.
O concurso Miss 40 + está agendado para o dia 27 de julho no Mindelo, cidade que recebe o evento pela terceira vez. O desfile terá como palco o Mansa Marina Hotel, onde as candidatas serão avaliadas nas passagens com traje de gala, de banho e desportivo. As selecionadas serão, entretanto, submetidas a dois meses de preparo com treinos em ginásios, técnicas de desfile em passarelas, sessões fotográficas e workshops. A noite será animada com a actuação de alguns artistas residentes em S. Vicente.
A primeira edição do concurso aconteceu em 2017 na Holanda, tendo viajado logo no ano seguinte para a ilha de S. Vicente. Em 2019 foi a vez de o evento ser realizado nas ilhas do Sal e de Santiago. Em 2022, a gala voltou a acontecer na Cidade do Mindelo, que acolhe agora, em 2024, a terceira edição.
Segundo Marlene Neves, a escolha pela terceira vez de S. Vicente tem a ver com predisposição das mulheres residentes na ilha em abraçar a iniciativa, o que não acontece com a mesma determinação nas outras ilhas, em especial Santiago, onde, diz, algumas candidatas chegaram a desistir à última hora. Mesmo assim assegura que continua disposta a levar o projecto para outras paragens do arquipélago.