A TACV Cabo Verde Airlines realizou um na quinta-feira um voo Praia/Sal/Praia para transportar passageiros deixados em terra pela TICV (Bestfly Cabo Verde). Foram igualmente transportados técnicos para fazer a reparação do único avião que faz ligações inter-ilhas, que ficou parado no Sal devido a perda de combustíveis na asa esquerda do aparelho.
Informações não confirmadas pela TICV revelam que todos os voos programados para quinta-feira foram cancelados devido a avaria no único aparelho ao serviço da empresa, a segunda num curto intervalo de tempo – a primeira foi no último final de semana. “O avião ficou parado no aeroporto do Sal devido a uma avaria no sistema de combustível da asa esquerda”, disse uma fonte ouvida por este jornal, para quem a avaria veio confirmar a ineficácia de se operar com um aparelho.
Sem outra alternativa, prossegue a fonte que vimos citando, a companhia teve de alugar o avião da TACV, que transportou os passageiros deixados em terra e ainda os técnicos para tentar reparar o vazamento de óleo e levar a aeronave para Praia. “No último fim-de-semana algumas dezenas de passageiros tinham ficado em terra devido a uma avaria no mesmo aparelho. Na ocasião, os pilotos recusaram levantar voo devido ao mau estado dos pneus”, afirma.
Segundo uma fonte, a empresa importou pneus novos da Austria para evitar constrangimentos, mas teme que a situação venha a se repetir porquanto, afirma, a TICV não segue nenhum programa regular de substituição dos pneus desgastados. Isto não obstante o número elevado de operações realizadas pela aeronave em todos os aeroportos e aeródromos de Cabo Verde.
De referir que o aparelho já estava a funcionar, tendo regressado à capital na manhã desta sexta-feira.