Pub.
Desporto
Tendência

CAN: Cabo Verde vence Gana (2×1) e assume comando isolado do grupo B com 3 pontos

Pub.

Os Tubarões-azuis assumiram o comando do grupo B da CAN-2023 com uma vitória por duas bolas a uma sobre o Gana. Cabo Verde lidera com três pontos, enquanto o Egipto e Moçambique estão com 1 ponto cada, resultado de um empate a dois golos. A formação ganesa está no quarto lugar, sem pontuar.

No jogo com Gana, a equipa liderada por Bubista foi mais produtiva e dominadora na primeira parte. A selar este excelente momento, Jamiro Monteiro abriu o marcador aos 17 minutos. O atacante aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes Ofori a um remate colocado de Jovane e disparou para as redes. Minutos decorridos, Gana viria a marcar com um potente remate de Majeed Ashimeru. O golo seria anulado após consulta do VAR pelo juiz da partida.

Publicidade

Nos primeiros minutos da segunda parte, a seleção do Gana viria a marcar logo no minuto 56, na sequência de um pontapé de canto com cabeceamento certeiro de Djiku. Este golo de empate colocou maior pressão sobre os pupilos de Bubista com os “black stars” impulsionados no rectângulo de jogo. Onze minutos corridos após o empate, o técnico ganês fez tres substituições de uma só vez.

Bubista respondeu com a entrada de Kenny Rocha e Gary Rodrigues aos 67 minutos. No minuto seguinte, Bebê teve o desempate nos pés. Isolado, não conseguiu manter o esférico bem controlado sob a pressão de um defensor do Gana. Efectuou mesmo assim o remate, que foi interceptado pelo guarda-redes Richard Ofori. Aos 72 minutos, Bebê voltou a mostrar perigo, fez um desvio dentro da área com selo de golo, mas Djiku desviou a bola da sua trajectória.

Publicidade

Cabo Verde teve mais uma excelente oportunidade de golo com Jovane a penetrar na área, após passar por dois defensores. O atacante cabo-verdiano fez o toque para o golo, mas, de novo, Ofori mostrou a sua classe com uma excelente defesa. Jovane, um dos atacantes mais activos de Cabo Verde ao longo da partida, seria logo substituído.

O golo da vitória viria no período de desconto. Aos 90+2, Gary Rodrigues aproveita um passe oportuno de Gilson, que consegue desviar a bola de uma tentativa de intercepção do guarda-redes Ofori, e chuta para a baliza deserta. Um golo que deixou o jogador tão eufórico que foi festejar com os adeptos cabo-verdianos na bancada, o que lhe valeu um cartão amarelo.

Publicidade

Cabo Verde apresentou um futebol à altura e saiu do campo com uma merecida vitória. A formação azul e branca assume provisoriamente o comando do grupo B. A próxima partida será com Moçambique, que empatou com Egipto a 2 bolas.

No grupo A, Costa do Marfim venceu a formação da Guiné-Bissau por 2 a 0, enquanto Nigéria e Guiné Equatorial ficaram empatados a um golo.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo