Pub.
Desporto
Tendência

Bubista satisfeito com “personalidade” demonstrada pelos “Tubarões-azuis” apesar da derrota com a seleção da Tunísia

Pub.

O treinador Pedro “Bubista” Brito ficou satisfeito com a “personalidade” demonstrada pela seleção de Cabo Verde no jogo amigável com a Tunísia, apesar da derrota por duas bolas a zero. Para o técnico cabo-verdiano, esta foi das melhores prestações dos “Tubarões-azuis” nos últimos tempos e lamentou que os adeptos não tenham podido ver a partida inserida no plano de preparação para a CAN/2023.

“Apesar da derrota ficamos muito satisfeitos com o desempenho da equipa. Conseguimos criar oportunidades de golo, houve uma bola no poste, um penalti o nosso favor, tivemos boa posse de bola…; a equipa esteve bem no sector ofensivo e defensivo”, considera Bubista. O técnico deixou claro, entretanto, que não se pode cometer determinados erros com um adversário como Tunísia e, diz, aconteceram duas situações que foram cobradas no jogo.

Publicidade

A lição tirada é que na CAN a regra é concentração máxima. Como diz o treinador, a competição envolve as 24 melhores seleções africanas, entre as quais o Egipto, actual vice-campeão e o combinado mais titulado da prova, e Gana, a terceira com mais títulos conquistados, e que estão exactamente no grupo de Cabo Verde. Ciente da capacidade destes adversários, Bubista afirma que é um privilégio poder defrontar esses emblemas do futebol africano.

“Estamos otimistas. Vamos para a Costa do Marfim para competir e os jogadores estão cientes disto. Sabemos que não será fácil, mas estamos preparados”, realça o técnico em entrevista concedida na Tunísia ao assessor de imprensa da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Publicidade

Para Bubista, os estágios realizados em Portugal e na Tunísia foram positivos e resta agora materializar o aprendizado na maior montra do futebol africano. Esta será a quarta presença de Cabo Verde na CAN, depois da participação em 2013 na África do Sul, em 2015 na Guiné Equatorial e Camarões, em 2021.

A selecção cabo-verdiana de futebol inicia a competição, a ser disputada na Costa do Marfim, no dia 14 de janeiro diante a sua congénere do Gana. A equipa volta a entrar em campo na quinta-feira, 19, para defrontar a seleção de Moçambique. A última partida da fase de grupos será contra o Egipto no dia 22 de janeiro.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo