Mandingas da Ribeira Bote iniciam assaltos carnavalescos este domingo e com enorme expectativa
Os “guerreiros” da Ribeira Bote iniciam este domingo, dia 7, os assaltos carnavalescos a partir da chamada zona libertada e com elevada expectativa. O presidente Nilton “Tau” Rodrigues assegurou ao Mindelinsite que está animado e pronto para o arranque dos desfiles dos mandingas pela periferia da Cidade do Mindelo a anunciar a chegada da festa do Rei Momo.
Tau, que havia anunciado a sua saída da liderança dos Mandingas da Ribeira Bote no “enterro do Carnaval” do ano passado, acabou por se manter no cargo por falta de um candidato que pudesse reunir o consenso dos membros do grupo. No entanto, teve de renovar quase toda a anterior direção, com a permanência de apenas um elemento. O objectivo é reunir uma equipa disposta a trabalhar e a não deixar tudo sobre os ombros do presidente.
“A nova direção tem cinco mulheres e cinco homens e o pessoal está empenhado. Estou neste momento satisfeito com a entrega dos novos elementos da direção e a expectativa é fazermos desfiles mais bem organizados este ano”, comenta o líder do grupo de animação, que já tem os instrumentos de percussão preparados assim como os produtos para a pele.
Tau explica que gerir um grupo como os mandingas à base do voluntariado traz as suas exigências. Lembra que a cada desfile é oferecido um almoço aos elementos e tem de manter o stock de peles para surdos e caixas. A cada desfile, diz, perdem 5 a 6 peles, que têm de ser repostas. Além de não existirem no mercado cabo-verdiano, esses materiais são bastante caros, segundo a citada fonte.
Este ano, os mandingas prometem assaltos mais animados, tamanha é a vontade de brincar a festa da fantasia. São 6 desfiles até ao Carnaval, que este ano caiu no dia 13 de fevereiro.