PM garante que o Governo está empenhado em encontrar solução para carreira e remuneração dos docentes
O Primeiro-ministro afirmou que o Governo está empenhado em conseguir uma solução de convergência com os sindicatos em relação a carreira e remuneração dos docentes. Correia e Silva, que se dirigia aos cabo-verdianos na habitual mensagem de Natal ao país, prometeu igualmente cumprir o compromisso com os profissionais da saúde. “A paz laboral no país é importante”.
De acordo com o Chefe do Executivo, no período natalício as famílias reforçam os laços de proximidade, que dão sentido à nossa identidade enquanto povo e nação. “Somos um povo de mulheres e homens solidários, que dão as mãos e que apoiam uns aos outros”, declarou, realçando que a vida só faz sentido quando é partilhada, quando todos estão a remar juntos, mesmo nas tempestades.
Correia e Silva falou das crises que o mundo tem enfrentado desde 2020, com reflexos em Cabo Verde, dos longos períodos de seca severa, do bloqueio provocado pela pandemia da Covid e a alta da inflação despoletada pela guerra na Ucrânia, para referir que tem sido preocupação do Governo proteger as pessoas. “Em contexto muito difícil, recuperamos a economia, reduzimos o desemprego e a pobreza extrema, e reforçamos a credibilidade do país”, exemplificou.
Defende o PM que o Palácio da Várzea não se conforma com a seca e nem com a pobreza, por isso tem estado a investir forte para erradicar a pobreza extrema. “Sabemos que a pobreza mora em casa de muitos cabo-verdianos. A situação da habitação de muitas famílias é o retrato real. Temos investido e estamos a reforçar o investimento na reabilitação de casas e na construção de moradias sociais. Investimos no acesso à água, ao saneamento e à electricidade”, elenca.
Investimentos que deixam o chefe do Governo optimista quanto ao futuro até porque, diz, a economia continua a crescer e a criar empregos. “Com o OE 2024 as empresas pagarão menos impostos. O nosso programa de redução da pobreza foi reforçado. Os transportes marítimos e aéreos serão melhorados. Continuaremos a investir na requalificação urbana e ambiental e no desencravamento das localidades. O salário mínimo voltará a ser aumentado.”
Correia e Silva anunciou ainda a aprovação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações e a adequação dos quadros privativos, e o cumprimento do compromisso assumido com os profissionais de saúde. Disse ainda que o Governo está empenhado em conseguir uma solução de convergência com os sindicatos em relação à carreira e remuneração dos professores.
“A paz laboral no país é importante. Exige elevado sentido de responsabilidade de todos”, reforçou, acrescentando que o Governo está a mobilizar importantes financiamentos para o desenvolvimento sustentável, exemplificando com a participação na Global Gateway da União Europeia e no Millenium Challenge Accound dos Estados Unidos. A estes juntam ainda as garantias dos parceiros que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento de Cabo Verde.