O Observatório da Cidadania Ativa de Cabo Verde decidiu atribuir ao rapper e activista social Edson “Batchart” Silva o Certificado de Excelência 2023, nesta que é a quinta edição do evento. Em comunicado, a organização afirma que esse gesto visa reconhecer a intervenção social feita por este artista mindelense em defesa dos direitos humanos e da cidadania.
“A musica de Batchart comporta mensagens positivas e que estimulam boas práticas na sociedade pelo que faz todo o sentido este reconhecimento público ao artistas”, refere a ONG, que vai entregar o certificado ao artista no dia 28 de dezembro em cerimónia a decorrer no Centro Cultural do Mindelo às 18 horas, com a presença do galardoado.
Batchart passa a constar da lista dos cidadãos distinguidos pelo Observatório da Cidadania, que inclui o escritor Germano Almeida (2019), o biólogo Tommy Melo (Biosfera, em 2020), Lourença Tavares (Acrides – 2021) e Isabel Moniz (Colmeia – 2022). O reconhecimento, que vai na 5. edição acontece anualmente e visa distinguir e homenagear cidadãos e organizações da sociedade civil em Cabo Verde e nos países da emigração que se destacam na cidadania activa e tenham prestado serviços relevantes para o país.
O Mindelinsite tentou ouvir o rapper, mas tal não foi possível até a publicação desta notícia.